Pernambuco registra quase 27% de faltas no 1° dia do Enem; veja dados

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado, no último domingo (5), e o estado de Pernambuco registrou quase 27% de faltas, número que é menor do que a média nacional. Além disso, também vale destacar que as abstenções foram menores do que no ano passado. Saiba mais detalhes.

Pernambuco tem menos faltas no primeiro dia do Enem do que em 2022

Nessa segunda-feira (6), foram divulgados os primeiros números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi aplicado no último domingo (5). De acordo com o levantamento, 58.875 inscritos de Pernambuco não foram até os seus locais de prova, o que corresponde a 26,9% do total de candidatos.

Além disso, também vale pontuar que o número de abstenções no estado nordestino ficou abaixo da média nacional, que foi de 28,1%. A taxa desse primeiro dia foi menor do que a registrada no ano passado. Em 2022, 27% dos 187.593 inscritos (50.714 candidatos) não foram até seus locais de prova.

Também nessa segunda, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou os quase 500 mil inscritos a mais do que na edição do ano passado. “É um esforço que o governo tem feito para que os nossos jovens realizem o Enem e mantenham a construção do sonho de fazer a universidade”, destacou.

Primeiro dia do Enem

No último domingo, os alunos foram testados com questões de Linguagens e Ciências Humanas. Já no próximo domingo (12), quando será aplicado o segundo dia de provas em todo o território nacional, os candidatos precisarão responder às perguntas de Matemática e de Ciências da Natureza.

Vale pontuar que, nesse primeiro dia do Enem, além das questões, o estudante precisou elaborar uma redação, na qual devia determinar uma proposta de intervenção para o problema do seguinte tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Imagem: Reprodução/O Globo