Pesquisa revela que 4 a cada 5 famílias de Pernambuco estão endividadas

Cerca de 81% das famílias pernambucanas compraram a prazo ou fizeram algum tipo de financiamento ou empréstimo em maio deste ano.

Os dados foram obtidos através de um recorte feito pelo Fecomércio Pernambuco com os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) feita pela CNC.

Saiba mais informações a seguir.

Famílias endividadas em Pernambuco

O número de pessoas com dívidas no estado pernambucano é elevado. No mês de maio, o recorte feito pela Fecomércio Pernambuco com dados da PEIC mostrou que 81,5% das famílias estão com contas em aberto, totalizando 426.148 pessoas.

A porcentagem é maior que a média nacional, de 78,3%. Entre os entrevistados pernambucanos, 32,6% estão com dívidas em atraso, ou seja, são 170.561 inadimplentes.

De acordo com a PEIC/CNC, o maior vilão do bolso dos endividados é o cartão de crédito, com o índice de 93,8%. Em segundo lugar, estão as dívidas no carnê e, em terceiro, está o financiamento de carros. Com o subsídio no custo dos carros populares pelo Governo Federal, com descontos de até R$ 10 mil, mais famílias podem utilizar dessa prática nos meses que virão.

Enquanto o tempo de pagamento da dívida é de 63 dias na média brasileira, leva-se 59 dias em Pernambuco para quitar as dívidas. Aproximadamente 33% dos entrevistados afirmaram que o tempo de atraso de uma pendência é de 3 a 6 meses.

O alto endividamento dos pernambucanos pode ser explicado com a alta taxa de desemprego no estado, já que o fluxo de rendimento das famílias fica comprometido, segundo a Fecomércio-PE. Além disso, a alta taxa de juros dos bancos colocam os consumidores em desvantagem, principalmente se eles estiveram acima do estipulado pelo Banco Central.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Reprodução/Freepik