Pesquisa revela redução de 36% na taxa de homicídios no Pará; saiba mais

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o estado do Pará sofreu uma redução no índice de homicídios entre 2017 e 2021. No entanto, mesmo com a diminuição, a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará reforça que ainda há muito a ser feito pela segurança do estado.

Saiba mais detalhes.

Atlas da Violência mostra que taxa de homicídios diminuiu 36% no Pará

Na última terça-feira (5), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou o Atlas da Violência, que leva em consideração mortes por 100 mil habitantes com base na taxa de homicídios. Nesse sentido, o estudo indica uma redução do índice de homicídios no Pará, no período que compreende os anos de 2017 e 2021.

De acordo com o Atlas da Violência, em 2017, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Pará era de 54,7, enquanto que, no ano de 2021, sofreu uma redução de 36%, chegando aos 32,4. No primeiro ano analisado, foram 4.575 homicídios registrados. Já no ano de 2021, foram 2.847 casos do mesmo crime.

Em relação aos dados, a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará indica uma série de reduções desde o início da atual gestão em 2019, alcançando o quinto ano consecutivo de queda. No entanto, o titular da pasta reforça que ainda há trabalho a ser feito para melhorar a segurança no estado.

“Sabemos que temos ainda muito a melhorar, portanto, seguimos trabalhando para que o Pará esteja melhorando cada vez mais e, assim, garantir a paz social e principalmente a preservação da vida”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, em relação ao levantamento.

Outras conquistas importantes foram as reduções no número de homicídios de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos e de crianças de 5 a 14 anos.

Imagem: Reprodução/Freepik