Policiais Militares de Pernambuco vão utilizar câmeras em fardas
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) começará a utilizar câmeras em seus fardamentos. Para isso, os policiais passarão por um processo de capacitação.
O projeto será implementado entre os agentes do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ainda não há uma data definida para o início do uso do equipamento.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Uso de câmeras pela Polícia Militar de Pernambuco
A PMPE passará a usar câmeras em seus fardamentos enquanto estiverem trabalhando. Os primeiros policiais a utilizarem a ferramenta serão os do 17º Batalhão, em Paulista. A PM desse batalhão estará em processo de capacitação que será conduzido pelos técnicos da fabricante das câmeras.
O equipamento é capaz de gravar áudios e imagens e transmiti-los em tempo real. O conteúdo gravado é enviado para uma nuvem de armazenamento e pode ser acessado de maneira remota. Foram adquiridas 187 câmeras que já foram levadas ao 17º BPM para a execução do projeto-piloto da sua implementação.
A utilização de câmeras no fardamento dos policiais tem como objetivo verificar nas imagens gravadas condutas inadequadas ou agressivas por parte dos agentes, assim como defendê-los em caso de denúncias falsas.
A PMPE disse em nota que ainda não há datas para a implementação completa dos equipamentos dos policiais do 17º Batalhão. Isso será feito apenas após o final do treinamento de capacitação dos policiais.
Também chamadas de Body Cams, as câmeras foram adquiridas pelo governo de Pernambuco junto à empresa CHT Telecomunicações LTDA Eireli. O valor do contrato é de R$ 419.500. Estão previstos o fornecimento de baterias extras, além de ferramentas eletrônicas que auxiliem no monitoramento.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Divulgação/Polícia Militar de Pernambuco