População idosa de Pernambuco superou a de jovens; confira os números
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do estado de Pernambuco está envelhecendo e conta, atualmente, com quase 1 milhão de idosos na sua composição. Frei Miguelino, Salgadinho e Sairé estão entre os municípios pernambucanos mais envelhecidos. Saiba mais detalhes.
População de Pernambuco está envelhecendo e conta com número expressivo de idosos
Na última sexta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais dados do Censo Demográfico 2022. Segundo o levantamento, a população de Pernambuco está seguindo uma tendência nacional e ficando mais envelhecida. Pessoas com 65 anos ou mais já são 10,2% do total.
De acordo com os dados do Censo, em 2022, foram registrados 9.058.931 pernambucanos, sendo 924 mil idosos. A taxa é um pouco menor do que a apontada no Brasil como um todo, que ficou em 10,9%. Nesse sentido, a nova realidade do país e do estado acaba levantando problemas que deverão ser enfrentados.
Um desses desafios é o aumento de atendimentos oferecidos pela saúde brasileira, além da sobrecarga da previdência social. Isso, porque, mesmo com a Reforma da Previdência, que foi aprovada no ano de 2019, e com uma queda no déficit, o rombo foi de R$ 103 bilhões entre os meses de janeiro e abril.
Vale ressaltar que, no levantamento, o IBGE utiliza o índice de envelhecimento, que mostra a relação de idosos de 65 anos de idade ou mais em relação à população de 0 a 14 anos. Sendo assim, quanto maior for o valor, mais envelhecida está uma determinada população.
Em relação ao estado de Pernambuco, em 2022, foram registrados 48,7 idosos para cada 100 crianças. Por outro lado, no último censo, em 2010, foram 28,8 pessoas com 65 anos ou mais para cada 100 crianças pernambucanas. Frei Miguelino, Salgadinho e Sairé são as cidades com os maiores índices.
Imagem: Reprodução/Freepik