Popularidade de Lula no Nordeste cai, segundo pesquisa

Em pesquisa divulgada pelo Ipec, antigo Ibope, na última sexta-feira (9), a aprovação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 37% nos cinco primeiros meses de governo.

A avaliação liga um sinal de alerta no Palácio do Planalto, já que foi no Nordeste a maior queda nos índices de aprovação.

Saiba mais informações a seguir.

Aprovação de Lula no Nordeste

A pesquisa do Ipec foi divulgada no jornal O Globo no dia 9 de junho, sexta-feira. A aprovação do Governo Lula até agora é de 37% entre os brasileiros, enquanto a desaprovação atingiu 28% dos entrevistados.

Houve queda de 10 pontos percentuais em aprovação no Nordeste, de 55% para 45% no mês de abril. A região foi a que mais votou em Lula nas eleições e a única em que o então candidato recebeu mais votos que o seu concorrente, Jair Bolsonaro (PL). Essa foi a maior queda entre as regiões. Por isso, um sinal de alerta foi aceso no Palácio do Planalto.

Mesmo assim, é nessa região que o Governo Lula é melhor avaliado como bom ou ótimo. O Norte e o Centro-Oeste são os que pior avaliaram o governo nesses cinco meses: 33%. Há dois meses, 21% achavam a administração ruim ou péssima nessas regiões.

Os brasileiros que aprovam a maneira que o Presidente da República governa são 53%. Já os que desaprovam são 40%. Em abril, os índices eram 54% e 37%, respectivamente. A diferença que antes era de 17 pontos percentuais agora é de 9, de acordo com a última pesquisa divulgada.

Mesmo com a margem de erro de 2 pontos percentuais, o Ipec revela que há uma piora da percepção da população em relação ao governo atual.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Reprodução/Agência Brasil