Por que o Ceará é a “terra dos bilionários nordestinos”? Entenda

De acordo com uma lista recente divulgada pela conceituada revista Forbes, o estado do Ceará conta com 17 bilionários neste ano. O número é bastante significativo se comparado com outros estados da Região Nordeste do país. Depois do Ceará, aparece Pernambuco com somente 6 super-ricos em 2023.

Entenda o motivo da presença de tantos bilionários no estado.

Entenda o porquê do título de “terra dos bilionários nordestinos” do Ceará

Uma vez que a economia do estado é apenas a 3ª maior do Nordeste e está bem distante de ser uma das principais forças motrizes produtivas do país, surge a dúvida: por qual motivo o Ceará conta com tantas grandes fortunas, principalmente em relação a outros estados da região?

Uma das possíveis razões é o fato de que muitas empresas cearenses têm capital aberto na Bolsa de Valores. Atualmente, o estado conta com 9 companhias. Para via de comparação, juntos, os estados de Pernambuco e Bahia não alcançam essa marca. Das 17 super fortunas cearenses, 13 estão relacionadas com essas corporações.

Essas companhias cearenses listadas na Bolsa de Valores são dos setores de saúde privada, farmácia, indústria de alimentos, shoppings center e telecomunicações. Dentre elas, estão a M. Dias Branco, Hapvida, Arco Educação, Pague Menos, Aeris Energy, Grendene, Brisanet, Banco do Nordeste e Coelce (Enel Ceará).

Outro motivo para a presença de tantos bilionários no estado é a vocação empreendedora dos executivos cearenses. Esses profissionais foram capazes de fundar negócios lucrativos e edificar suas corporações a lugares de destaque nacional e internacional em áreas potentes e competitivas.

Em 2023, o cearense mais rico, segundo a revista Forbes, é Mário Araripe e família, gestores da Casa dos Ventos e com uma fortuna de R$ 13,9 bilhões. Logo atrás, estão Candido Pinheiro Koren de Lima e Maria Consuelo Leão Dias Branco.

Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik