Poucos idosos? Veja quais são as cidades da Bahia com a população mais jovem do estado
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Ibicoara, Rodelas e Cairu são os municípios baianos com a população mais jovem. A condição é contrária a uma tendência nacional de envelhecimento, uma vez que que os brasileiros estão mais idosos.
Saiba mais detalhes a respeito dos novos dados anunciados.
IBGE aponta quais são as cidades baianas com a população mais jovem
Na última sexta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais dados do Censo Demográfico 2022. Segundo a pesquisa, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Ibicoara, Rodelas e Cairu são as cidades baianas com a população mais jovem do estado.
No caso de Luís Eduardo Magalhães, município que fica localizado no extremo oeste do estado, são 11,8 pessoas com mais de 65 anos para cada 100 crianças. Essa é a menor proporção de idosos da Bahia, principalmente porque uma parcela significativa da sua população vem de fora para buscar emprego.
Portanto, o avanço da economia da cidade, a partir dos anos 60, provocou um crescimento acelerado da sua população. Entre os anos de 2010 e 2022, foi registrado um aumento de 79%, alcançando os 107,9 mil habitantes. Sendo assim, atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é um dos fatores.
“Não há dúvidas de que a cidade do agronegócio, com forte atividade econômica, atraiu migrantes jovens que, normalmente, têm filhos”, explica Clímaco Dias, que trabalha como geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Vale ressaltar também que os municípios baianos que foram citados pelo IBGE estão na contramão de uma tendência nacional de envelhecimento da população brasileira. De acordo com o novo Censo 2022, o número de pessoas com mais de 65 anos já supera os 10% do total de brasileiros.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: prostooleh/Freepik