Salvador possuí 21 praias impróprias para banho; veja quais
Segundo o balanço divulgado na última sexta-feira, 26 de maio, pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos (Inema), 21 praias de Salvador estão impróprias para banho, incluindo o famoso Farol da Barra.
O critério utilizado pelo Inema é a identificação de bactérias nas águas ou situações de contaminação de óleo ou esgotos.
Entre as 38 praias de Salvador, apenas 12 estão apropriadas para banho. Confira em detalhes!
Praias impróprias para banho em Salvador
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos (Inema) utiliza, por critério para avaliação das praias, a presença de bactérias encontradas nas fezes de animais, efluentes, esgotos, solos ou águas naturais que receberam contaminação fecal recentemente.
De acordo com o Inema, a praia é considerada imprópria para banho quando a densidade da bactéria é superior a 800 UFC/100 ml em, pelo menos, duas amostras no conjunto de cinco semanas. Essas coletas devem ser feitas no mesmo local.
Na última sexta-feira, 26 de maio, o Inema divulgou que, no mínimo, 21 praias estão impróprias para banho em Salvador, incluindo os famosos Farol de Itapuã e Farol da Barra.
A capital baiana tem 38 praias e, entre todas elas, apenas 12 estão próprias para banho em Salvador, incluindo a do Flamengo e a do Buracão.
Segundo o Inema, em alguns casos, mesmo que a praia apresente baixa densidade de bactérias fecais, o local pode ser considerado impróprio para banho.
Isso se dá porque o instituto também considera a contaminação por derramamento de óleo, esgoto, maré vermelha, surtos de doenças de veiculação hídrica e outros organismos, prejudiciais à saúde humana.
Além disso, em períodos chuvosos, as praias podem ser contaminadas por arraste de lixos diversos, carregados pelas águas das ruas para o mar. Por fim, o Inema não aconselha tomar banho próximo à saída de esgotos, de córregos ou de canais de drenagem.
Para visualizar o boletim de praias impróprias para banho em Salvador, acesse site do Inema.
Imagem: Reprodução/Flickr