Preços dos produtos disparam e preocupa moradores de Salvador
Um dos principais alimentos da cesta básica do brasileiro, os ovos, acumularam alta de quase 21% nos últimos 12 meses. No primeiro trimestre de 2023, o item valorizou 26,66%.
Além disso, uma pesquisa em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) apontou que o preço do ovo aumentou em todas as capitais do Brasil.
O que fez com que o “carro dos ovos” parasse de circular pelas ruas da capital baiana, em Salvador. Afinal, o preço dos produtos, inclusive da gasolina, aumentou exponencialmente. Confira!
Aumento nos preços dos produtos prejudicam comerciantes em Salvador
O ovo foi um item que aumentou em todas as regiões do Brasil. Conforme a pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), em Fortaleza, no Ceará, o preço subiu 4,7%, sendo a maior inflação do Brasil.
O aumento nos preços dos produtos se deve principalmente por conta do aumento da demanda juntamente com a baixa oferta e o custo elevado para a produção, além do período de Quaresma, que movimenta a busca por ovos.
Segundo o gerente da assistência técnica e gerencial da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Gabriel Menezes, o aumento nos preços dos produtos está diretamente relacionado com os valores de insumos como a soja e o milho, assim como o valor da energia elétrica.
De acordo com ele, mesmo que o preço de produção caia, se o mercado continuar ofertando pouco e com muita demanda de consumo, os valores continuarão os mesmos.
O analista de proteína animal de Safras e Mercado, Fernando Iglesias, declarou que a expectativa é que, pela alta dos preços dos ovos, o frango se torne uma alternativa mais viável e será a principal proteína consumida no Brasil em 2023.
Em março de 2023, os produtos que, no Brasil, mais registraram baixa nos preços foram a batata inglesa e o tomate.
Imagem: Reprodução/Freepik