Procon Recife lista estabelecimentos e emite comunicado para consumidores

Na última quinta-feira (16), o Procon Recife realizou uma pesquisa na capital pernambucana e identificou quais estabelecimentos estão vendendo eletrodomésticos e eletroeletrônicos com o menor e o maior preço. O objetivo dessa ação é incentivar escolhas conscientes com a proximidade da Black Friday. Saiba mais detalhes.

Procon Recife identifica diferenças expressivas no preço dos mesmos produtos

A lista do órgão conta com 16 estabelecimentos e analisa 195 itens, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas, micro-ondas, ventiladores, batedeiras, liquidificadores, fritadeiras elétricas, notebooks, celulares e televisores. Na relação, identificaram-se diferenças expressivas no preço dos mesmos produtos.

Nesse sentido, um modelo específico de celular, por exemplo, foi o principal destaque, apresentando 391,72% de diferença no seu preço em diferentes lojas da capital. Já o segundo produto com a maior diferença foi a batedeira, cujos preços variavam entre R$ 199,00 e R$ 649,00, com uma variação de 226,13%.

Vale ressaltar que o objetivo da ação do Procon é incentivar a população a buscar pelos melhores preços, principalmente com a chegada da Black Friday. Nesse sentido, com a elaboração dessa relação, o consumidor pode identificar os preços mais baixos, evitando cair nas armadilhas das falsas promoções.

“O consumidor pode conferir o preço, as condições e as especificações do produto e, caso encontre alguma irregularidade, deve acionar o Procon Recife”, destaca o secretário-executivo do Procon Recife, André Azevedo. Lembrando que o órgão atua contra a publicidade enganosa e contra o descumprimento de oferta.

Além disso, o Procon também faz algumas recomendações para esse período de Black Friday e promoções preparativas para a sexta-feira. Uma delas, por exemplo, é sempre exigir a nota fiscal ao comprar um produto, podendo assim comprovar o valor, as características e a data de compra.

Do dia 20 a 24 de novembro, o órgão deve realizar ações em cidades pernambucanas para conscientizar a população.

Imagem: Reprodução/Procon-PE