Professora de Pernambuco criou seu próprio método e tirou nota 1000 na redação do Enem

Nesta semana, o governo federal lançou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma professora de Pernambuco foi uma das participantes com nota máxima na redação. Segundo ela, sua experiência como professora foi importante para entender as melhores formas de escrever o texto.

Saiba mais.

Pernambucana gabaritou a redação do Enem com método próprio

A professora de linguagens e redação, Lílian Carvalho, descobriu, nesta semana, que foi uma das duas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a tirar nota 1000 na redação no seu estado. Segundo ela, a sua experiência como monitora de redação de um cursinho foi essencial para o resultado.

“Desde muito cedo, eu comecei no cursinho Fernandinho Beltrão, no Recife. Lá eu trabalhei como monitora de redação. Então, no meu primeiro período da faculdade, eu já estava trabalhando com a redação do Enem. Fui entendendo melhor como é que funcionava, criando a bagagem”, conta.

Além disso, a professora, que nasceu no Recife, mas hoje mora na cidade de Carpina, resolveu prestar o Enem para testar o seu método que chamou de “redação autoexplicativa”. Segundo ela, o texto precisa se explicar por si só e ser simples de ser entendido. E, no fim, parece que de fato o seu método funciona.

“Eu decidi testar pra mostrar que o método realmente funciona, que é o que eu chamo de método da redação autoexplicativa. A sua redação tem que ser uma redação que se explica por si só e que qualquer pessoa, mesmo o mais leigo sobre o assunto, vai entender tudo o que você está querendo dizer”, explica.

Vale ressaltar que a professora também gabaritou a redação em 2011. Atualmente, Lílian acompanha alunos em seu próprio cursinho e, neste ano, a nota de todos os seus estudantes foi superior a 900.

Imagem: Reprodução/O Globo