Pará deve receber quase 650 médicos de programa do governo
O programa Mais Médicos retornou em abril de 2023 e já abriu 15 mil vagas para várias regiões do Brasil. O objetivo do Governo Federal é ter 28 mil novos profissionais fixados até o fim deste ano. O foco será principalmente em áreas de extrema pobreza e que carecem de Atenção Básica de saúde.
Para o Pará, o Ministério da Saúde abriu 644 vagas para médicos trabalharem em 123 cidades do estado. A capital paraense, Belém, será o município com mais oportunidades, seguido de Santarém, Breves, Marabá e Portel.
Cidades contempladas pelo programa do governo no Pará
Ao todo, serão 123 municípios do Pará que receberão profissionais da medicina através do programa do governo, o Mais Médicos.
Segundo o edital Nº 4, de 14 de abril de 2023, algumas das cidades paraenses contempladas serão:
- Abaetetuba;
- Acara;
- Altamira;
- Belém;
- Marabá;
- Redenção;
- Santarém;
- Tucumã;
- Vitória do Xingu;
- Xinguara.
Para ver as demais cidades participantes do programa, leia o Anexo I do edital pelo link.
Novos benefícios para os médicos do programa do governo
O Mais Médicos foi criado em 2013 pelo governo de Dilma Rousseff, no entanto, o seu retorno em 2023 está marcado por algumas atualizações. Especialmente no que diz respeito a benefícios para os médicos participantes do programa do governo. Confira alguns exemplos:
- Médicos em formação pelo FIES: recebem adicional entre 40% a 80% da soma total da bolsa durante o período em que esteve no programa do governo, conforme a vulnerabilidade da cidade. O benefício será pago em quatro parcelas, sendo 10% anual durante os três primeiros anos e o restante, 70%, será pago ao concluir 48 meses;
- Especialização e mestrado: o governo federal vai oferecer especialização e mestrado aos médicos participantes do governo;
- Licença-paternidade: antes o programa do governo não oferecia este benefício, agora oferece 20 dias para licença-paternidade.
Imagem: Reprodução / Agência Brasil