Programa Vale Gás Social será retomado no Ceará; veja calendário de pagamento

Em recente comunicação, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, prometeu a retomada do programa Vale Gás Social já para o próximo mês de agosto. Essa iniciativa tem o objetivo de auxiliar mais de 200 mil cidadãos cearenses, assegurando a eles acesso ao combustível de cozinha, especialmente aqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade social.

A organização e definição das datas de entrega do benefício serão coordenadas individualmente com cada município. Isso garantirá que a distribuição seja realizada de forma eficaz e atenda às necessidades locais, minimizando desafios logísticos e assegurando que o auxílio chegue a quem realmente precisa.

Como funciona o Vale Gás Social?

O Vale Gás Social é um programa estadual permanente, criado ainda em 2021, que tem como finalidade facilitar o acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda, distribuindo o benefício três vezes ao ano. O público-alvo inclui famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará, aquelas cadastradas no CadÚnico e participantes do Programa Bolsa Família, além de jovens envolvidos no programa Virando o Jogo – Superação.

Para receber o benefício do Vale Gás, é indispensável que os dados dos beneficiários estejam sempre atualizados no CadÚnico. Essa atualização é crucial para a continuidade do recebimento dos auxílios e pode ser feita em qualquer unidade do CRAS mais próximo. Mantenha seus dados atualizados para não perder esse importante auxílio, especialmente em momentos de crise ou aumento nas despesas domésticas.

Calendário de distribuição do Vale Gás para 2024

Para o ano de 2024, o governo do Ceará já divulgou as datas específicas em que o benefício será liberado, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Veja abaixo as datas de pagamento programadas para os próximos meses:

  1. Agosto: Pagamentos do dia 19 ao 30, dependendo do número final do NIS.
  2. Outubro: Pagamentos do dia 18 ao 31, alinhados ao dígito final do NIS.
  3. Dezembro: A começar pelo dia 10, os pagamentos seguirão até o dia 23, também de acordo com o último dígito do NIS.