Quais são os maiores clássicos da Argentina?
A Argentina é um país que ama o futebol, assim como a grande maioria dos países da América do Sul. Campeã de 3 edições da Copa do Mundo e de 25 Copa Libertadores da América, os “hermanos” são apaixonados pelo esporte mais popular do planeta e contemplam seus ídolos, como Maradona e Messi.
Além de idolatrar a própria seleção, o nosso país vizinho mantém diversas rivalidades entre os clubes locais. Boca Juniors, River Plate, Racing Club, Independiente, Newell ‘s Old Boys, Estudiantes e mais outros vários times duelam entre si há mais de um século e, em meio a tudo isso, rivalidade e histórias épicas entre os times.
Qual amante de futebol nunca ouviu falar do clássico entre Boca x River? Ou Racing x Independiente? Ou até mesmo no clássico Platense entre Estudiantes e Gimnasia y Esgrima?
Veja a seguir quais são as maiores rivalidades entre clubes argentinos e acompanhe um pouco de cada clássico ao longo deste conteúdo para fãs de futebol.
Rivalidades mais intensas do futebol argentino
Listamos para você quais são os jogos de futebol mais emblemáticos do nosso país vizinho. Veja abaixo quais são os principais clássicos para não perder nenhum lance quando uma dessas partidas estiver sendo disputada.
1.Superclásico: Boca Juniors x River Plate
Não adianta negar, todo brasileiro apaixonado por futebol sabe que Boca Juniors e River Plate são rivais históricos. E quando esse jogo tem transmissão ao vivo, qualquer um para tudo que está fazendo para assistir.
O Superclásico, como é chamado o confronto entre os dois times mais populares da Argentina, é o ápice da rivalidade no país. Esses dois clubes de Buenos Aires travam batalhas memoráveis, dividindo a cidade entre suas apaixonadas torcidas.
Iniciada no início do século 20, a rivalidade entre os dois clubes marca diferenças sociais, históricas e também geográficas. Enquanto o Boca representava a classe trabalhadora do início dos anos de 1900, o River era associado à elite
Os jogos entre Boca e River são carregados de tensão, história e rivalidade inigualável, sendo considerados um espetáculo à parte no futebol mundial. Além disso, os dois clubes são pilares da cultura argentina e afeta diretamente Buenos Aires.
2. O Clássico de Avellaneda: Racing x Independiente
O Racing Club compartilha uma das rivalidades mais acaloradas com o Club Atlético Independiente, conhecido como o “Clássico de Avellaneda”. Esta intensa disputa, enraizada na história do futebol argentino, divide apaixonadamente a cidade de Avellaneda entre as torcidas, gerando uma monstruosa disputa ao longo da história de ambos os clubes.
Para os torcedores dos dois clubes, o clássico entre Racing x Independiente é mais do que apenas uma simples partida de futebol, mas também uma luta pela supremacia da cidade de Avellaneda.
Para acirrar ainda mais a disputa, os estádios de Racing e Independiente (El Cilindro e Libertadores de América, respectivamente) são separados por poucos metros de distância. Dessa forma, a briga territorial se torna ainda mais ferrenha.
Veja a seguir mais um grande embate do futebol argentino.
3. O grande Clássico Rosarino: Rosario Central x Newell’s Old Boys
Na cidade de Rosário, uma das mais importantes da Argentina, o confronto entre o Rosario Central e o Newell’s Old Boys é o centro das atenções. Para se ter ideia, a história do confronto tem quase 120 anos e é o clássico mais antigo do país.
Canallas e Leprosos – como são chamados os torcedores de Rosario Central e Newell’s Old Boys – têm uma rivalidade profundamente enraizada, refletindo não apenas uma competição esportiva, mas também diferenças culturais e sociais entre seus torcedores.
Além desses confrontos, existem outros jogos importantes na terra do Papa. Confira a seguir.
4. Outros clássicos argentinos
Além das rivalidades mencionadas, o futebol argentino, principalmente o Campeonato Argentino, é repleto de confrontos de grande importância entre outros clubes, como o clássico entre San Lorenzo e Huracán em Buenos Aires, o clássico de Córdoba entre Belgrano e Talleres, entre outros, o clássico Platense, entre Estudiantes de La Plata e Gimnasia y Esgrima.
Cada um conta com suas próprias históricas, torcidas apaixonadas e rivalidades que transcendem as 4 linhas, afinal de contas, o futebol argentino é marcado por grandes rivalidades entre os clubes locais e até mesmo contra times de outros países, como o Uruguai e o próprio Brasil.