Qual é a diferença entre Inteligência Artificial e Machine Learning?
Computador que pensa como humano pode parecer cena de filme de ficção científica, mas a Inteligência Artificial e a Machine Learning estão mais próximas do que você imagina
Provavelmente, você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial (IA), nem que seja através do filme “O Exterminador do Futuro”. A tecnologia que aproxima máquinas e humanos ainda não é igual às retratações de filmes, mas é cada vez mais importante ser requisitada por empresas de todas as áreas.
Esse sistema capacita computadores a fazerem atividades que antes eram feitas apenas por humanos, porém, melhor que eles. A IA pode ser encontrada em:
- Classificação de imagens do Pinterest;
- Reconhecimento facial no Facebook;
- Aba “Recomendados para você” da Netflix;
- Assistentes de voz, como a Siri da Apple;
- Carros autônomos;
- Chatbots – software que responde perguntas como um humano.
Para se especializar em cada área, a Inteligência artificial se desdobrou em alguns segmentos, entre eles o Machine Learning – aprendizado de máquina, em português. Esse tipo de computação foca, principalmente, na relação das empresas com os clientes e buscam soluções individuais e personalizadas para cada problema.
Para entender melhor esses dois conceitos complementares, vamos defini-los separadamente. Confira!
Inteligência Artificial
A ideia principal da Inteligência Artificial é tornar computadores capazes de realizar tarefas que, antes, dependiam do pensamento humano.
Para isso, é feita uma programação prévia, por um programador, que alimenta o sistema com dados e informações em abundância. Analisando esses dados, a máquina identifica padrões e se aproxima do pensamento cognitivo.
A partir desse momento, ela se torna capaz de aprimorar-se e desenvolver-se sozinha, de forma autônoma. Quanto mais dados analisar, mais se entende o comportamento dos indivíduos. Torna-se assim, apta a reconhecer objetos, vozes e pessoas com a mesma perspectiva de um cérebro humano, usando algoritmos.
Machine Learning
O aprendizado de máquina funciona da mesma forma que a Inteligência Artificial: coleta dados, aprende a reconhecê-los e aprimorá-los. A diferença é que o Machine Learning é usado com o objetivo de oferecer soluções assertivas e prever cenários, a fim de melhorar o desempenho e reduzir os prejuízos de uma empresa.
Se algum dia os computadores forem capazes de realizar cirurgias no lugar de um médico, será graças a Machine Learning. Lógico que isso só será possível dentro de vários anos e muito estudo, mas, com essa perspectiva, vê-se o potencial dessa programação.
Atualmente, o aprendizado de máquina tem sido essencial para empresas produzirem mais, gastando menos. Além de alcançar mais clientes e relevância em suas áreas.
O sistema consegue se adaptar às situações e aprender como os humanos diferem o certo e errado. Com base neste discernimento, apresentam soluções para problemas que humanos não seriam capazes de sugerir.
Por que investir em Inteligência Artificial e Machine Learning no seu negócio?
Apostar nessas tecnologias, sem dúvidas, é a melhor forma de não ficar para trás na competição do mercado e aprimorar a jornada do cliente na sua empresa.
O mestre em Ciência da Computação, Lenildo Morais, afirma em seu artigo “A Inteligência Artificial e seus Aspectos” que tendemos a superestimar o efeito de uma tecnologia no curto prazo e a subestimar seu efeito no longo prazo. Mas as empresas necessitam de ambição a longo prazo o quanto antes!