Rádio famosa de Pernambuco se despede dos ouvintes após 104 anos no ar

Na última terça-feira (7), quando foi comemorado o Dia do Radialista, uma famosa emissora de rádio de Pernambuco anunciou que está encerrando as suas atividades. O anúncio foi feito por um funcionário da empresa por meio de suas redes sociais. Segundo ele, as operações serão encerradas no próximo mês.

Saiba mais detalhes e conheça a história da famosa emissora.

Rádio pernambucana anuncia que está encerrando suas atividades

A última terça-feira (7), quando foi comemorado o Dia do Radialista, foi a data escolhida pela Rádio Clube AM, a mais longeva emissora de rádio brasileira, para anunciar que está encerrando as suas atividades. A empresa ficava sediada na capital Recife e a emissora operava na faixa 720 kHz.

“A Rádio Clube de Pernambuco AM acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12. Acaba o futebol e se desfaz equipe. O AM 720, encerra”, comunicou o repórter Wellington Araújo, funcionário da Rádio Clube, por meio de suas redes sociais.

Rádio Clube AM

A emissora foi fundada no dia 6 de abril de 1919 pelo radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Foi ele o responsável pela primeira transmissão oficial em um estúdio improvisado, na capital pernambucana. No ano de 1931, a rádio fez a primeira transmissão ao vivo no Norte-Nordeste de uma partida de futebol.

Já no ano de 1952, a emissora foi comprada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, e passou a ser uma das maiores rádios do país, chegando inclusive a ter um auditório próprio que comportava 2 mil pessoas. Recentemente, no ano de 2021, foi considerada um Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Nos últimos dias, o forte da emissora era a sua transmissão esportiva.

Vale lembrar que as rádios AM deixarão de existir a partir do ano que vem. Sendo assim, as empresas precisarão migrar para FM até o dia 31 de dezembro de 2023.

Imagem: Reprodução/Freepik