Ranking de cidades brasileiras mais violentas não possui nenhum município do Pará

Recentemente, o Conselho de Cidadãos para Segurança Pública e Justiça Criminal (CCPSCJ), organização não governamental sediado na Cidade do México, divulgou uma pesquisa que mostra as cidades com as maiores taxas de homicídios do mundo. Nela, nenhum município do estado do Pará aparece.

Saiba mais detalhes sobre a pesquisa e veja a situação do estado.

Nenhuma cidade do Pará aparece entre as mais violentas do ranking

De acordo com a pesquisa “World’s Most Dangerous Cities”, do Conselho de Cidadãos para Segurança Pública e Justiça Criminal (CCPSCJ), a capital Belém já não aparece entre as mais violentas, como foi em 2017 e 2018.

No biênio, Belém foi apontada como uma das mais violentas do planeta, com mais de 1.720 homicídios registrados nos dois anos. Já na nova edição da pesquisa, a capital aparece com 490 homicídios, considerando os anos de 2021 e 2022, ou seja, houve a preservação de 1.233 vidas no período analisado.

Vale ressaltar que o levantamento é realizado com base em relatórios anuais compilados por esse grupo de defesa pela vida e a partir do número dos locais com maiores taxas de homicídio por população.

Nesse ranking, o município brasileiro com o maior número de homicídios em 2022 foi Mossoró, no Rio Grande do Norte. Salvador (BA), Manaus (AM), Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL) e Teresina (PI) são outras cidades entre as mais violentas.

De acordo com a reportagem do jornal britânico, as causas dessa violência são as disputas entre cartéis de drogas, tráfico de drogas, pobreza, superlotação, violência de gangues, além da falta de recursos e infraestrutura por parte das autoridades desses municípios para encontrar uma solução para o problema.

Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!

Imagem: Reprodução/Willian Salles