Reajuste beneficia bolsas de pesquisa em Pernambuco; saiba mais

Na última quinta-feira (5), o Governo de Pernambuco anunciou um reajuste no valor das bolsas de pesquisa pagas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado. Nesse sentido, de acordo com o governo estadual, o aumento será destinado para nove modalidades que estão defasadas.

Saiba mais detalhes a respeito do anúncio feito nesta semana.

Governo de Pernambuco promove reajuste de bolsas de pesquisa no estado

A gestão estadual anunciou um reajuste de 60% para os valores das bolsas de pesquisa estaduais, a fim de equiparar com o valor pago pelas agências federais. O aumento será para bolsas pagas por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o governo estadual, o reajuste será destinado a nove modalidades que estão com os valores defasados. Além disso, o aumento poderá variar a depender do nível do estudante que recebe a bolsa. Atualmente, a fundação está apoiando 1.550 bolsas de pós-graduação.

Sobre o reajuste, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, afirmou que o aumento é uma forma de incentivar a formação de profissionais capacitados. Ademais, nivelar os valores pagos por Pernambuco e por agências federais também é importante para não perder estudantes.

“Com o aumento no valor das bolsas, o governo do estado segue incentivando a capacitação de profissionais qualificados. A equiparação dos valores aos das agências federais é importante para evitar a perda de talentos e impulsionar pesquisas estratégicas em prol de Pernambuco”, ressaltou a secretária.

Lembrando que, em agosto, os valores pagos nas modalidades BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico), BIC (Bolsa de Iniciação Científica) e BPGs (Bolsas de Pós-Graduação, nos níveis Mestrado e Doutorado), que são considerados destaques quanto à quantidade e relevância, foram reajustados pelo governo estadual.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik