Governo de Pernambuco decide suspender reajuste na conta de água

Na última quinta-feira, dia 27 de abril, a Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) publicou uma resolução que suspende o reajuste na conta de água no estado que seria de 11,21% aos clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a partir de 28 de abril.

Segundo o Governo Estadual, o aumento da tarifa seria para compensar a inflação de 07/2021 a 06/2022, entretanto, a medida recebeu várias críticas, e vários deputados estaduais se posicionaram contra o aumento na conta de água em Pernambuco.

Suspensão no reajuste na conta de água em Pernambuco

O reajuste na conta de água em Pernambuco entraria em vigor nesta sexta-feira, dia 28 de abril, e o aumento seria de 11,21% para os consumidores Compesa, valor que havia sido aprovado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).

No entanto, na última quinta-feira, dia 27 de abril, o Governo Estadual divulgou a revogação desse reajuste na conta de água.

Isso porque Rodrigo Farias (PSD) e Sileno Guedes (PSD), deputados estaduais, se dirigiram ao Ministério Público se posicionando contra e em uma tentativa de barrar o reajuste na conta de água em Pernambuco.

Sileno Guedes ainda declarou que o governo estadual foi sensível ao não aumentar o valor da conta de água durante o período pandêmico.

Apesar da suspensão no reajuste de 11,21%, os consumidores beneficiários da tarifa social deverão pagar um valor fixo de R$ 10,56 a partir do dia 28 de abril, relativo ao consumo mínimo de 10 m³.

A Compesa ressalta que vem sofrendo grandes impactos com o aumento do custo de energia elétrica e produtos químicos, materiais essenciais para o tratamento e bombeamento dos sistemas de abastecimento de água.

O reajuste na conta de água afetaria mais de sete milhões de moradores do estado de Pernambuco. 

Imagem: dragana_gordic / freepik.com