Moradores da Bahia são surpreendidos com reajuste na conta de luz
Os moradores da Bahia foram surpreendidos com o reajuste na conta de luz a partir do último sábado, dia 22 de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou o aumento de 8,18% nas tarifas de energia elétrica da Companhia de Eletricidade do estado da Bahia (Coelba).
Segundo a ANEEL, o reajuste foi com base no cálculo de revisão dos custos de compra e transporte de energia.
Reajuste de 8,18% na conta de luz da Bahia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, no dia 18 de abril, o reajuste na conta de luz para a Coelba. São 6,3 milhões de unidades consumidoras impactadas em 415 cidades do estado.
O efeito médio do reajuste na conta de luz será de 8,18% para os consumidores, sendo 8,23% para os imóveis residenciais.
O ajuste na tarifa de energia elétrica entrou em vigor a partir de 22 de abril na Bahia. Segundo a ANEEL, o aumento se deve aos custos de transporte e compra de energia, assim como a retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior.
Além da Bahia, outros três estados do Brasil tiveram reajuste na conta de luz a partir do dia 22 de abril, sendo eles o Ceará, com média de 3,06%, o Rio Grande do Norte, com média de 4,26%, e o Sergipe, com 1,17%. Todos os reajustes foram comunicados no dia 18 de abril pela ANEEL.
Como economizar na conta de luz
A Neoenergia disponibiliza várias dicas em seu site para economizar na energia de casa. A empresa oferece um e-book (livro digital) do Manual de consumo consciente de energia.
O material conscientiza sobre a importância de economizar energia pelos efeitos no meio ambiente, além de ajudar a gastar menos com a conta de luz.
Imagem: Reprodução / Instagram @aneelgovbr