Redes e mídias sociais: se referem a coisas diferentes? Confira!

Redes e mídias sociais são coisas diferentes?

Mídias e redes sociais são a mesma coisa? Muita gente acredita que ambos os termos se referem ao mesmo canal de comunicação, mas a realidade não é essa!

É normal ficar confuso com tantas palavras sobre internet, afinal, todos os dias surgem novas nomenclaturas diferentes. E muitas vezes,  fica confuso até para alguns profissionais que trabalham na área. 

Mas, é importante saber como diferenciá-los, porque tanto as redes quanto as mídias sociais se tornaram grandes ferramentas de convívios sociais e principalmente,uma forma de fazer negócio para empresas.

Por isso, vamos tirar essa dúvida ao longo deste conteúdo. Uma coisa está dentro da outra. Como? É isso que te explicaremos a seguir, aprenda o que é cada um desses termos e saiba como usá-los para seu benefício. 

Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Ambos termos já existiam antes mesmo da popularização da internet, porém com o surgimento das plataformas digitais, foram adaptados para web. Mídias e redes sociais são ferramentas que mudam constantemente, por isso existe muita confusão referente ao assunto. 

O que são mídias sociais?

Mídias sociais também existiam antes da popularização da internet, porém se referia à disseminação de uma mensagem de forma descentralizada por grandes veículos de comunicação em massa. 

Hoje em dia, é conhecido por se tratar de ferramentas digitais usadas para divulgar algum conteúdo ao mesmo tempo em que permite alguma interação. Então, afinal, o que é mídia social?

É um conceito amplo que se refere a todos os canais que promovem a disseminação de conteúdos e mensagens de forma descentralizada na internet. Ou seja, é tudo no ambiente online que permite compartilhar informações, como blogs, por exemplo. 

Dissemos anteriormente que uma coisa está dentro da outra porque por definição, toda rede social é também uma mídia social, já que também  são usadas para compartilhar conteúdos.

Então, o Facebook, Instagram, Linkedin podem ser considerados mídias sociais? Sim! Para deixar ainda mais claro, veja um exemplo de dúvida que confunde muitas pessoas. 

É frequente escutarmos a dúvida se o YouTube é uma rede social ou uma mídia social. O que você acha? É uma mídia social porque nessa plataforma até é possível interagir, mas seu foco principal é compartilhar conteúdo em vídeo.

Assim como o blog que colocamos acima, ambas ferramentas disseminam conteúdo e abrem espaço para os usuários interagirem, mas o objetivo principal é o  compartilhamento de conteúdo, sendo as relações o segundo plano.

O que são redes sociais? 

Rede social é um termo também antigo que significa criar relacionamento com pessoas que compartilham dos seus mesmos objetivos e valores. Isso quer dizer que não é preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social. 

Portanto, seu grupo de colegas é uma rede social, seja do trabalho, universidade ou de qualquer outro ambiente. Interessante, concorda? Muitos associam esta nomenclatura à internet, mas não necessariamente estão relacionados. 

Quando o termo é levado para o ambiente digital, sua definição não é diferente, apenas a forma como é feita a conexão social. As redes sociais são sites onde é possível se conectar com pessoas ou grupos através de um perfil e compartilhar conteúdos.

Diferentemente da primeira opção, a interação entre as pessoas é o foco dessas plataformas. Por isso, o Facebook, Instagram e  WhatsApp, são exemplos de redes sociais, porque permitem conexões entre pessoas e que elas desenvolvam relacionamentos através dessas plataformas.

Então para não deixar dúvidas, é válido ressaltar que as redes sociais são uma das categorias das mídias sociais. 

Como você usa as redes sociais?

Muitos ainda dizem que a forma como é utilizada também pode definir se uma plataforma é mídia ou rede social. Por exemplo, se você usa o Facebook para ver o que seus amigos estão postando, mandar mensagens, interagir, curtir e comentar fotos, ele é uma rede social para você.

Porém, se você usa para fins empresariais, promovendo conteúdo e realizando ações estratégicas para atingir o seu público alvo através do seu perfil para conquistar e fidelizar clientes ou construir a presença digital da marca, você está usando o facebook como uma mídia social.

Então, toda rede social também é uma mídia social, já que é uma categoria  dentro do termo, mas o contrário não se aplica. Se alguém usar qualquer ferramenta apenas para divulgar conteúdo, esta ferramenta será apenas uma mídia social.