Baianos não serão beneficiados pela redução de preço de combustíveis no país
No início desta semana, dia 15 de maio, a Petrobras anunciou a redução do preço do gás de cozinha, gasolina e diesel em até 21% em todo o país. Os novos valores passaram a valer a partir da última quarta-feira, dia 17 de maio.
No entanto, a redução do preço de combustíveis no país não vai beneficiar os baianos. Isso porque os valores da gasolina e do gás de cozinha são definidos pela Acelen no estado.
Redução de preço de combustíveis no país não vão beneficiar os baianos
Nesta semana, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou a redução do preço do gás de cozinha, óleo diesel e gasolina. A redução será de respectivamente:
- 21,3%;
- 12,8%;
- 12,6%.
No entanto, a redução de preço de combustíveis não deve beneficiar os baianos. Afinal, quem controla os valores desses produtos no estado é a Acelen. Essa empresa é responsável pela administração privada da Refinaria Mataripe.
Segundo a Acelen, desde o início do ano os preços dos combustíveis da Refinaria de Mataripe vem reduzindo semanalmente: a gasolina já baixou um total de 16%, enquanto que o óleo diesel teve redução de 31% no mesmo período.
Ainda de acordo com a empresa, os preços dos combustíveis na Bahia estiveram 80% mais baratos este ano. E a última redução no preço da gasolina, diesel S10 e diesel S500 foi no dia 4 de maio.
Além disso, a Acelen destacou que os preços aplicados seguem os critérios do mercado e levam em consideração algumas variáveis, como o custo do petróleo. O produto é adquirido internacionalmente e varia conforme o valor do dólar e do frete, que pode ser mais caro ou mais barato a depender do momento.
Sendo assim, mesmo com o anúncio de redução do preço de combustíveis pela Petrobras, a queda dos valores não será notada em todos os estados.
Imagem: Reprodução/Freepik