Rompimento de barragem causa alagamento de ruas em Farias Brito, no Ceará
O estado do Ceará está sofrendo com as fortes chuvas, no último domingo, dia 09 de abril, várias casas e comércios ficaram alagados devido ao rompimento de uma barragem em Farias Brito, e dezenas de famílias perderam tudo para as águas.
A prefeitura da cidade de Farias Brito declarou em nota que está adotando medidas emergenciais para atender às famílias atingidas pelas fortes chuvas.
Barragem particular se rompe e causa alagamento em Farias Brito no Ceará
O rompimento de uma barragem particular foi ocasionado pelas fortes chuvas que aumentaram consideravelmente o nível do rio Cariús, causando alagamento de ruas, comércios e residências em Farias Brito.
De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará, o rompimento da barragem aconteceu no distrito de Cachoeira dos Bezerras, que fica localizado no limite com a cidade de Nova Olinda. O local fica afastado do centro da cidade de Farias Brito.
Segundo a prefeitura da cidade, o acumulado de chuva foi de apenas 34 milímetros, o que significa que não choveu torrencialmente na região, não sendo, portanto, uma quantidade suficiente para causar o rompimento. Após identificação do proprietário da barragem, ele poderá ser responsabilizado pelo transtorno.
Ainda de acordo com o coordenador, a água subiu rapidamente, mas também baixou de forma rápida. No entanto, os alagamentos causaram vários prejuízos para escolas, casas e comércios na região. Felizmente, as fortes chuvas não deixaram vítimas fatais e nem destruíram casas, houve apenas perdas materiais.
Na segunda-feira, dia 10 de abril, técnicos de barragens chegaram à cidade para avaliar a segurança das demais barragens do local e prevenir possíveis alagamentos.
Choveu em pelo menos 100 cidades entre o Domingo de Páscoa e a última segunda-feira no Ceará
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em cerca de 100 cidades cearenses entre o último domingo e segunda-feira, dias 09 e 10 de abril.
As cidades mais afetadas pelas chuvas foram:
- Guaiúba: 80 mm;
- Ipu: 65 mm;
- Altaneira: 58 mm;
- Horizonte: 55.5 mm;
- Orós: 47 mm.
Gostou do conteúdo? Acompanhe as últimas notícias do Ceará e fique por dentro das novidades.
Imagem: Reprodução / Defesa Civil do Ceará