Estudo revela número assustador de celulares roubados no Pará
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a cada uma hora três celulares são roubados no Pará.
Segundo o estudo, em relação ao mesmo período do ano passado, os roubos de celulares no Pará apresentaram uma queda de 30,4%. No total, houveram 12.960 casos registrados no estado em 2022.
Apesar da redução no número de roubos de aparelhos celulares, os dados ainda são alarmantes e a população vive com medo.
Roubos de celulares no Pará
Segundo estudo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entre janeiro e abril deste ano foram registrados mais de 9 mil roubos de celulares no Pará.
Esse número representa pelo menos 3 roubos a cada uma hora e 72 registros em apenas um dia. Comparando esses dados em relação ao mesmo período do ano passado, o estado teve 30,4% de redução, pois em 2022 foram registrados 12.960 casos.
Segundo a polícia do estado, o principal fator que contribui para os roubos de celulares no Pará é a distração nas ruas com as redes sociais — um prato cheio para os assaltantes.
Os assaltantes costumam vender esses aparelhos após eles terem sido roubados. Dessa maneira, enquanto houver público para adquirir esses produtos, haverá assaltos para incentivar novos casos.
Falando a nível nacional, o número de roubos de celulares no Brasil em 2022 também foi alarmante: de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública o aumento foi de 34,81% em todo o país no ano passado.
Os principais locais onde acontecem os roubos de celulares no Brasil são em lugares públicos como pontos de ônibus, calçadas, rodoviárias e estações de metrô. Os assaltantes aproveitam qualquer mínimo sinal de distração das vítimas para furtar os produtos.
Por isso a importância de ter um seguro para o aparelho celular, afinal, muitas vezes as vítimas não conseguem recuperar o produto roubado.
Imagem: Reprodução/Freepik