Saiba como foi fundado o Esporte Clube Bahia
O Esporte Clube Bahia foi fundado em janeiro de 1931 e, com o passar dos anos, acabou se tornando um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Tendo conquistado duas edições do Campeonato Brasileiro em sua história, hoje o Esquadrão de Aço luta para permanecer na primeira divisão do Brasileirão.
Saiba mais detalhes.
Bahia: um dos grandes clubes do futebol brasileiro
A ideia de fundar o clube surgiu no dia 8 de dezembro de 1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. O encontro aconteceu entre quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis (Carlos Koch, Eugênio Walter, o Guarany, Fernando Tude e Júlio Almeida), além de um da Associação Atlética da Bahia (Waldemar de Azevedo).
Quatro dias depois dessa reunião, uma nova foi marcada com mais de 70 participantes, principalmente ex-membros dos dois clubes. Durante o encontro, a principal pauta foi a definição das cores do clube. Mas somente no dia 1º de janeiro de 1931 é que o Esporte Clube Bahia foi definitivamente fundado.
No dia 16 desse mesmo mês, foi publicado oficialmente o Estatuto Tricolor no Diário Oficial da Bahia. Já em 20 de fevereiro, o clube ingressou na Liga Baiana de Desportos Terrestres, a atual Federação Baiana de Futebol (FBP). Dois dias depois, ocorreu o primeiro treinamento do novo clube.
Já a primeira partida oficial do Esquadrão de Aço aconteceu no dia 1º de março de 1931, diante do Ypiranga, com uma vitória por 2 a 0. Nesse mesmo dia, o Bahia conquistou o seu primeiro título da sua história, chamado de Torneio Início. A estreia no Campeonato Baiano ocorreu no mesmo mês e seu primeiro estadual foi conquistado em outubro.
Ao longo dos anos, o Bahia foi se transformando em um grande clube do futebol brasileiro. Com 50 títulos estaduais em sua galeria, o Tricolor tem duas edições do Campeonato Brasileiro como títulos de grande importância, sendo um de 1959 e outro de 1988. Hoje, o Esquadrão luta pela permanência na primeira divisão.
Imagem: Reprodução/Esporte Clube Bahia