Saiba em quais cidades do Pará será realizado o Concurso Federal

Realizado pela primeira vez, o Concurso Nacional Unificado deve ter seu edital liberado ainda neste mês. O certame distribuirá milhares de oportunidades em órgãos do governo federal. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, as provas deverão ser aplicadas em março.

Saiba mais detalhes.

16 cidades do Pará serão locais de prova de concurso federal em 2024

Com provas marcadas para março do ano que vem, o Concurso Nacional Unificado deve ser aplicado pela primeira vez e distribuirá 6.640 oportunidades em 21 órgãos federais. A banca organizadora escolhida foi a Fundação Cesgranrio. A previsão é que o seu edital seja publicado ainda neste mês.

De acordo com as últimas informações do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, 180 municípios brasileiros servirão como locais de prova do processo seletivo inédito. A região Nordeste, com 54 cidades, é o destaque, seguida de Sudeste, com 44, Norte, com 39, Sul, com 23, e o Centro-Oeste, com 20.

Somente no estado do Pará, a prova do Concurso Nacional Unificado será aplicada em 16 municípios. Entre eles, estão Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Itaituba, Marabá, Monte Alegre, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí.

Vale ressaltar que, entre os órgãos que receberão os aprovados, estão o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Ministério da Cultura e outros.

Em relação às provas, elas serão divididas em duas parte, sendo que a primeira contará com uma estrutura comum para todos os candidatos. Já na segunda etapa, haverá provas específicas e dissertativas com base em blocos temáticos e, por isso, a depender do cargo e órgão escolhidos, poderão ser diferentes.

Imagem: Reprodução/Freepik