Saiba quais são as 13 cidades do Ceará que podem “mudar” para o Piauí
Um conflito territorial entre os estados pode fazer com que municípios cearense passem a fazer parte do estado do Piauí. Nesse momento, o caso está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) e cada lado envolvido tem a sua versão sobre a disputa. O Exército também foi chamado para ajudar na resolução.
Confira.
13 municípios cearenses poderão migrar para o estado do Piauí
Com relatoria da ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o conflito territorial está tramitando na corte e segue sem uma decisão definitiva há muitos anos. A depender da resolução, 13 municípios cearenses poderão migrar para o estado do Piauí, o que envolveria 25 mil moradores.
O estado do Piauí alega que o vizinho invadiu o seu território e agora exige que as cidades passem a fazer parte da sua unidade. Para tomar uma decisão definitiva, a ministra relatora pediu que o Exército Brasileiro realize uma perícia técnica na região para determinar quem é o verdadeiro dono.
Essa perícia é dividida em quatro fases, incluindo levantamentos geográficos e análise de dados históricos. A expectativa é que o processo seja concluído apenas no ano que vem. O resultado da perícia pode ser fundamental para que o caso finalmente avance na corte, onde está parado há anos.
Além disso, a região que está sendo disputada conta com reservas naturais, hídricas e minerais, áreas de plantio, potencial turístico e de produção de energia eólica. Mas, para além das questões econômicas, há ainda o aspecto social, já que a mudança alteraria a cidadania dos habitantes.
Cidades em disputa
Confira quais são os 13 municípios cearenses que poderão se tornar integrantes do estado do Piauí:
- Poranga;
- Croatá;
- Tianguá;
- Guaraciaba do Norte;
- Ipueiras;
- Carnaubal;
- Ubajara;
- Ibiapina;
- São Benedito;
- Ipaporang;a
- Crateús;
- Viçosa do Ceará;
- Granja.
Imagem: Reprodução/Cid Barbosa