Salvador deve ganhar novo hospital em 2024
Segundo interlocutores da Secretaria de Saúde do estado da Bahia, o novo Hospital de Cuidados Paliativos deve ser inaugurado em abril do ano que vem. Ao todo, serão 80 leitos capacitados para atender pacientes da rede pública. A estrutura funcionará em um antigo hospital de Salvador.
Saiba mais detalhes.
Hospital de Cuidados Paliativos deve ser inaugurado em Salvador
O novo Hospital de Cuidados Paliativos deve ser inaugurado entre março e abril do ano que vem, de acordo com interlocutores da Secretaria de Saúde do estado da Bahia. O espaço será destinado a pacientes com expectativa de vida menor ou igual a seis meses que optarem pelo tratamento paliativo.
O novo hospital funcionará no prédio, agora reformado, do antigo Hospital Couto Maia, localizado no bairro Monte Serrat, na região da Cidade Baixa, em Salvador. A ordem de serviço para que as obras fossem executadas foi assinada pelo governador Rui Costa (PT), no mês de outubro do ano passado.
Segundo a coordenadora de serviços de cuidados paliativos da Bahia, Karoline Castro, o novo hospital contará com 80 leitos que oferecerão todas condições para que seja feito o tratamento paliativo de pacientes de instituições hospitalares públicas ou credenciadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
“As obras estão bem adiantadas e a nova previsão é entre março e abril do próximo ano. A gente tem uma previsão e vamos ter um total de 80 leitos adultos. Inicialmente, serão sete de pediatria que estamos querendo que vire oito e estamos nessa discussão para colocar um espaço a mais”, explicou Karoline.
Além disso, a coordenadora também aponta que o novo hospital de Salvador contará com ambulatório de cuidados paliativos, ambulatório de dor e ambulatório de luto. “A gente vai conseguir cuidar desses familiares com uma equipe transdisciplinar, com profissionais de saberes e entrelaçados”, disse.
Imagem: Reprodução/Freepik