Samba surgiu na Bahia? Conheça as origens do gênero musical
No último sábado (2), foi comemorado o Dia Nacional do Samba, um gênero musical presente em todos os cantos do território nacional. Mas há diferentes versões a respeito de onde surgiu o famoso gênero da música brasileira. Uma das mais reconhecidas afirma que sua origem se dá no estado da Bahia. Será?
Saiba mais detalhes.
Samba teria surgido no Recôncavo Baiano dos anos 1860
Uma das versões mais conhecidas sobre a origem do famoso gênero musical aponta que teria surgido no Recôncavo Baiano, durante o anos de 1860. Depois, com a migração dos baianos para o Rio de Janeiro, o samba de roda do estado nordestino acabou se tornando base para a criação do conhecido samba carioca.
Fato é que o gênero musical tem suas raízes na cultura africana e, ao entrar em contato com as diversas manifestações artísticas do país, foi se transformando até chegar ao que é hoje. O samba acaba sendo uma mistura de diversos ritmos e é considerado uma manifestação cultural e popular de todo o país.
No entanto, apesar das confusões para definir as origens do gênero, segundo o artigo “Conheça as Origens do Samba no Brasil”, do site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o primeiro samba a ser gravado teria sido “Pelo Telefone”, de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, no dia 27 de novembro de 1916.
Sambas mais famosos
Talvez um dos maiores hinos da música brasileira, “Não deixe o samba morrer”, gravado em 1975 por Alcione, seja um dos sambas mais conhecidos e lembrados. A canção reforça a importância que o Carnaval e o samba têm para o país e ainda deixa um recado para que as futuras gerações não os deixem acabar.
Outros clássicos são “Timoneiro”, de Paulinho da Viola, “Peito Vazio”, do Cartola, e “Naquela Mesa”, de Nelson Gonçalves.
Imagem: Reprodução/Freepik