Servidores do Ceará recebem 1ª parcela do 13º salário nesta sexta-feira (10)
Com a proximidade do Dia das Mães, marcado para o próximo domingo (12), a economia do Ceará recebe um impulso significativo com o anúncio feito pelo governo do estado. A primeira parcela do 13º salário dos servidores será liberada nesta sexta-feira (10), beneficiando diretamente mais de 163 mil funcionários entre ativos, inativos e pensionistas do Ceará.
Impacto econômico da antecipação do 13º salário no Ceará
Estima-se que o adiantamento do 13º injetará cerca de R$ 600 milhões na economia local. Esta medida, juntamente com os pagamentos regulares da folha, soma um total de R$ 1,7 bilhão em circulação no mercado cearense durante este mês.
O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício pago a todos os trabalhadores que atuam no regime CLT, assim como aposentados e pensionistas. Implementado em 1962, durante a gestão de João Goulart, este pagamento extra visa oferecer um alívio financeiro no final do ano e agora, adicionalmente, no meio do ano, para os servidores cearenses.
O valor do 13º é proporcional ao tempo de serviço no decorrer do ano. Aqueles que trabalharam o ano inteiro recebem um mês completo de salário. Por outro lado, pessoas que estiveram empregadas por parte do ano têm o valor calculado de forma proporcional. Esse cálculo é feito dividindo-se o salário bruto por 12 e, em seguida, multiplicando-se pelo número de meses trabalhados.
Esta antecipação do 13º salário não apenas beneficia diretamente os servidores estaduais, mas também impulsiona o comércio local. Especialmente em tempos próximos ao Dia das Mães, um dos períodos de maior venda no comércio varejista, a injeção de capital promove um ciclo virtuoso na economia. Negócios locais, desde pequenos comércios a grandes empresas de serviços, tendem a ver um aumento no fluxo de clientes e, consecutivamente, em suas vendas e serviços.