Sinal de alerta: Pernambuco lidera estatísticas de feminicídios no nordeste
De acordo com um novo relatório da Rede de Observatórios da Segurança, Pernambuco ocupa a primeira posição em número de feminicídios em relação aos estados monitorados. Somente no ano passado, foram registrados mais de 90 ocorrências, com destaque para Recife. A maioria cometida por parceiros.
Saiba mais detalhes.
Pernambuco foi o estado com mais casos de feminicídio em 2023
Segundo o novo relatório Elas Vivem: liberdade de ser e viver, da Rede de Observatórios da Violência, o estado de Pernambuco registrou 92 casos de mulheres vítimas de feminicídio. O destaque foi a capital, Recife, onde houve 10 ocorrências. Além disso, foi identificado um aumento de 55,9% em relação a 2022.
Portanto, Pernambuco registrou o maior número de casos entre todos os estados monitorados (Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo). Para Dália Celeste, pesquisadora com foco nos temas gênero, raça, etnia e sexualidade, o Estado também deve ser responsabilizado.
Isso porque, segundo ela, o aumento de casos “mostra a tolerância do governo em permitir tantas mortes de mulheres, evidenciando a falta de políticas públicas e a desigualdade na sua distribuição regional para evitar que esses crimes aconteçam”. Para ela, há uma ausência de políticas públicas.
“O pouco de recursos que temos é bastante focado na Região Metropolitana do Recife, o que deixa as mulheres das cidades vizinhas ainda mais vulneráveis. Percebo muito que essa dinâmica tem sido uma grande influência na violência. Essas mulheres seguem um certo abandono do Estado”, ressaltou.
O relatório foi divulgado nesta quarta-feira (7), véspera do Dia Internacional das Mulheres, evidenciando que ainda há muito a ser feito, em Pernambuco e no país como um todo, na luta contra esse tipo de violência. “A quarta edição do relatório comprova que ainda é difícil ser mulher”, reforça o documento.
Imagem: Reprodução/Agência Brasil