Sorveteria do Pará se destaca e aparece entre as 100 mais icônicas do planeta
Em uma lista composta das 100 sorveterias mais icônicas do mundo, encontram-se dois estabelecimentos brasileiros. Um deles fica no Nordeste e o outro, em Belém, no Pará. A lista é fruto do trabalho da enciclopédia gastronômica TasteAtlas.
Para a elaboração da lista, a publicação considera a opinião de um público gastronômico internacional. Além disso, a escolha das sorveterias brasileiras se deu por causa da marca deixada por elas no cenário mundial de sobremesas. Para a enciclopédia, o sabor mais icônico da sorveteria paraense foi o de açaí.
Saiba mais detalhes sobre a escolha dos estabelecimentos.
Publicação aponta que sorveteria é símbolo do orgulho nacional
A enciclopédia gastronômica TasteAtlas publicou uma lista na qual se pode conferir as 100 sorveterias mais icônicas do planeta. Nela, estão citados dois estabelecimentos brasileiros. Os escolhidos pela publicação são das Regiões Norte e Nordeste, na tentativa de privilegiar outras partes do Brasil que não apenas o eixo São Paulo-Rio.
Em relação às sorveterias contempladas, uma é a Cairu, em Belém, Pará, e a outra é a Da Ribeira, em Salvador, Bahia. A enciclopédia aponta que a escolha se deu por esses estabelecimentos terem deixado “uma marca indelével no cenário global de sobremesas”, através de diversas combinações inventivas.
Vale ressaltar que as avaliações da publicação são baseadas largamente na opinião de um público gastronômico internacional, de modo a eliminar os votos potencialmente ligado a bots ou a “nacionalistas”.
Em relação à sorveteria do Pará, a publicação aponta que ela foi considerada “mais do que uma simples sorveteria, um símbolo do orgulho regional e uma embaixadora dos sabores da Amazônia para locais e visitantes”.
Para o Atlas, o destaques dos seus sorvetes é o uso de frutas nativas da região, de modo que revele seus aromas únicos. O sabor considerado mais icônico para a publicação foi o de açaí, “que é bem amado pelo seu gosto característico que equilibra perfeitamente o doce e a acidez”.
Imagem: Divulgação/Cairu