TCE aponta nível crítico de cobertura de creches em Pernambuco: saiba quais são os municípios mais afetados

Na última quarta-feira (8), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) divulgou resultados de uma operação de fiscalização em creches e pré-escolas públicas de Pernambuco. De acordo com o órgão, foram encontrados vários problemas estruturais e pedagógicos, além da falta de cobertura em municípios.

Saiba mais detalhes sobre o relatório que foi publicado pelo Tribunal.

TCE aponta diversos problemas em creches e escolas de Pernambuco

A Operação Ordenada Educação Infantil 2023 teve seus primeiros resultados divulgados nesta quarta-feira (8), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A ação de fiscalização aconteceu em 2.500 unidades de Ensino Infantil nas 184 cidades pernambucanas, ou seja, 60% do total de creches e pré-escolas.

Na operação, o Tribunal identificou problemas estruturais e pedagógicos dos mais variados. Entre eles, estão proporção entre professores e alunos, salas com rachaduras e infiltrações, banheiros sem vaso sanitário e pia, falta de abastecimento de água e alimentos armazenados em locais inadequados ou vencidos.

Cobertura de pré-escolas e creches no estado

A ação também buscou analisar a cobertura de creches e pré-escolas no território pernambucano. Em relação às creches, há um déficit de 172,7 mil vagas no estado. Na lista dos dez municípios com as piores coberturas de creche, o destaque é São José de Belmonte, no Sertão.

Já em relação à cobertura das pré-escolas, o pior desempenho foi identificado na cidade de Ferreiros, na Zona da Mata Norte, com somente 56,2% de atendimento. Sobre o relatório e a operação, o presidente do TCE-PE, Ranilson Ramos, comentou a importância dessa fiscalização na busca da garantia de direitos.

“O que temos definido com os demais conselheiros e a diretoria de Controle Externo é que possamos a cada exercício renovar as fiscalizações nos municípios, no estado e nos órgãos que trabalham com a primeira infância, para que possamos efetivamente garantir os direitos destas crianças”, disse Ramos.

Imagem: Reprodução/Freepik