Segundo maior telescópio do Brasil fica em Pernambuco; saiba onde
Há 12 anos o sertão de Pernambuco é território do segundo maior telescópio do Brasil. O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) está instalado na cidade de Itacuruba.
O foco deste telescópio é o estudo de propriedades físicas dos pequenos corpos do Sistema Solar, especialmente aqueles em órbitas próximas da Terra, que são perigosos ao nosso planeta.
O segundo maior telescópio do Brasil está localizado no sertão de Pernambuco, a 7km do centro da cidade de Itacuruba.
OASI é o segundo maior telescópio do Brasil
O segundo maior telescópio do Brasil, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), é um importante instrumento de pesquisa da região Nordeste. Pelo menos 125 mil artigos já foram publicados em revistas científicas internacionais com base em seus estudos.
Além disso, desde o início da sua operação, os dados obtidos no segundo maior telescópio do Brasil já permitiram a formação de seis mestres e 6 doutores. 20 artigos já foram publicados em revistas especializadas, além de aproximadamente 50 artigos técnicos e pelo menos 45 apresentações em congressos internacionais.
O OASI já colaborou com projetos internacionais importantes criados pela União Europeia e, por isso, aumenta a visibilidade de pesquisa do Brasil.
O OASI não é aberto ao público, porém, existem duas janelas anuais voltadas para visitas de escolas e instituições da sociedade civil.
Perkin-Elmer: o maior telescópio do Brasil
Ainda maior que o OASI é o Perkin-Elmer, localizado em Brasópolis, em Minas Gerais. Seu foco é acompanhar os alvos no céu noturno e seus softwares computacionais realizam polarimetria, fotometria e espectroscopia.
O maior telescópio do Brasil é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e está em funcionamento desde 1981. O Perkin-Elmer fica no Observatório Pico dos Dias na cidade de Brasópolis, em Minas Gerais.
Imagem: Reprodução / Impacton