Terremoto em Pernambuco? Saiba mais sobre o caso
Foi registrado na cidade de Cachoeirinha, no estado de Pernambuco, um tremor de terra na manhã da última quarta-feira (31).
A magnitude foi calculada em 1.5 mR. O valor foi obtido pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Saiba mais informações a seguir.
Tremores em Pernambuco
O Laboratório Sismológico da UFRN registou um tremor de terra na manhã da última quarta-feira (31) na cidade de Cachoeirinha. Ele ocorreu às 05h03 (02h03, hora local).
O LabSis afirmou que não há informações se os moradores conseguiram sentir o terremoto ou até mesmo ouvi-lo.
Nessa mesma semana, outro tremor já havia sido registrado na cidade de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco. Ele ocorreu na tarde da última segunda-feira (29) e a magnitude foi de 2.1 mR.
No mês de maio, o LabSis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ainda registou outra atividade sísmica ocorrida em uma sexta-feira, dia 26. Ela aconteceu no município de São Caetano, no Agreste do estado. Foi a mesma magnitude que registrada no movimento sísmico anterior, 2.1 mR, e também se deu no período da tarde, às 14h29 (11h29, hora local).
Em nenhum dos casos, houve informações se a população sentiu ou ouviu os tremores.
Outros tremores no Nordeste
O LabSis da UFRN também é responsável por registrar tremores que ocorrem em outros estados da região Nordeste. No dia 27 de maio, o município de Maracas, na Bahia, teve uma atividade sísmica de 2.1 mR de magnitude.
Nesse mesmo dia, o município de Júlio Borges, no Piauí, sentiu tremores de 2.3 mR de magnitude. Ainda no dia 27, na cidade de Maranguape, no estado do Ceará, foi registrado um tremor de 1.7 mR. Houve relatos que a população do distrito Rato de Baixo sentiu o terremoto.
Imagem: Reprodução/LabSis da UFRN