Segurança da informação: Como proteger sua empresa

A segurança da informação é essencial para proteger a sua empresa, uma vez que, a exposição de dados pessoais na rede se tornou mais frequente, devido ao uso de dispositivos conectados à internet, os quais podem ser hackeados se não houver proteção inteligente.

Confira a seguir como proteger a sua empresa, através das ferramentas de segurança da informação:

Dicas de como proteger sua empresa com ferramentas inteligentes

Atualmente, qualquer negócio depende cada vez mais da tecnologia, pois utilizamos o computador para realizar todo o tipo de tarefas (contabilidade, preparação de documentos, banca, pesquisa de informação, loja online …) e nela guardamos muita informação.

Por esse motivo, é preciso se dedicar a proteger as informações presentes na rede, a fim de evitar que outras pessoas tenham acesso aos dados e prejudique a sua empresa.

Aqui estão as dicas básicas de segurança da informação que você deve seguir para tornar sua empresa segura:

1. Use um antivírus.

antivirus
Fonte: Freepik

Parece até bobo dizer isso, já que essa é uma das primeiras recomendações para quem adquire um computador, mas o uso de um programa antivírus é essencial. Deve ser quase a primeira coisa a ser instalada, depois do sistema operacional. Desta forma, você está protegido contra vírus, spyware e outras ameaças. Um único computador desprotegido pode afetar a segurança de toda a empresa.

Leia também Endpoint vs Antivírus: Qual ferramenta oferece mais segurança?

2. Redes seguras.

Use um bom firewall para proteger o acesso à rede privada e criptografar as informações enviadas pela rede. Caso contrário, qualquer pessoa poderia entrar de fora e navegar livremente por todos os dispositivos conectados a ela.

3. Proteja seu WiFi.

Use uma senha forte e não a dê a qualquer pessoa: caso você tenha visitantes frequentes e queira dar-lhes acesso à Internet durante o período de trabalho, crie uma rede para convidados. O mais seguro é ocultar o SSID da rede, portanto, você deve saber seu nome para se conectar a ela pela primeira vez.

Você também pode filtrar o acesso por endereço MAC. Dessa forma, apenas os dispositivos que você identificou por meio de seus endereços físicos poderão se conectar.

4. Tenha cuidado onde você se conecta.

Não importa quanta segurança haja na rede corporativa, se mais tarde você conectar o laptop a qualquer rede Wi-Fi aberta, pode estar jogando tudo fora. É comum carregar o laptop para realizar trabalhos enquanto está em um refeitório, esperando um voo, em uma feira ou congresso, etc. Você deve ter em mente que as redes públicas gratuitas podem ser muito inseguras.

dedo tocando celular wifi
Fonte: Freepik

Use, tanto quanto possível, conexões criptografadas e tente realizar trabalhos delicados enquanto você estiver conectado lá. É preferível que você compartilhe a conexão de dados do smartphone para se conectar. É aconselhável, em todos os casos, usar uma VPN.

5. Mantenha os computadores atualizados.

Normalmente, os fabricantes de software, regularmente, lançam atualizações para seus programas. Verifique se o sistema operacional e os aplicativos que você usa têm os patches de segurança mais recentes e, claro, se o banco de dados de antivírus está atualizado.

6. Use senhas fortes.

Outra dica clássica. Não use “123456”, ou o seu nome, ou dos seus filhos ou animal de estimação, como senha. Na verdade, é melhor usar strings aleatórias que incluem letras, números e outros símbolos menos comuns. Se é difícil para você se lembrar, mais custará para um possível intruso adivinhá-la.

7. Não instale nada desconhecido.

Nunca instale programas de fontes desconhecidas. Não baixe nada de páginas suspeitas ou que você não conheça. Você pode estar instalando software malicioso sem saber.

8. Defina o bloqueio do computador.

Você se levanta da mesa por um momento, se diverte um pouco com outra coisa … e, sem perceber, você deu acesso ao seu computador, aos seus dados e à rede da empresa a todos que por ali passaram. Configure o sistema para que, após um curto período de tempo sem atividade de sua parte, a tela trave e exija identificação para poder utilizá-la novamente.

9. Cuidado com o que você posta nas redes sociais.

Nunca é demais pensar sobre as coisas antes de enviá-las para as redes sociais. Você pode estar revelando ao mundo muito mais do que o desejável.

10. Não conecte drives externos como um louco.

Instalamos um firewall impenetrável. Compramos um antivírus muito seguro e o atualizamos diariamente. Colocamos senhas muito longas em tudo. E então conectamos qualquer stick USB ao computador. Certifique-se de desabilitar a execução automática do armazenamento USB e dos discos ópticos e que o antivírus os examine assim que forem conectados, a fim de evitar problemas.

11. Faça cópias de segurança.

Você deve configurar backups automáticos de dados importantes em todos os computadores da empresa, em um sistema confiável.

12. Use a nuvem com sabedoria.

armazenamento nuvem google one
Fonte: Google One

Usar serviços online não é uma solução ruim em si. Pelo contrário, já que desta forma muitos dos riscos que acarreta a utilização de cópias físicas (perdas, avarias, vírus, etc.) são resolvidos. Certifique-se de usar uma empresa de boa reputação, use senhas fortes, não se conecte de qualquer lugar … ou seja, aplique todas essas dicas anteriores ao acessar a nuvem também.

13. Controle o acesso aos computadores.

Dispositivos de trabalho não devem ser usados ​​por ninguém além de você. Não empreste o computador a qualquer pessoa nem o deixe para crianças brincarem. No caso de uma empresa, o acesso físico ao equipamento por pessoal não autorizado deve ser controlado.

14. Não perca de vista os dispositivos móveis.

Laptops, smartphones e outros dispositivos móveis são candidatos a roubo ou perda. No caso do telefone, não se esqueça que é um verdadeiro computador que contém uma grande quantidade de informações sigilosas. Se você o perder, não estará apenas dando acesso aos dados do seu negócio: estará expondo toda a sua vida. Extremo cuidado, alguns segundos na frente de um celular desbloqueado podem ser suficientes para um intruso.

15. Paciência e bom senso

Muitas dessas dicas podem ser especificadas nesta: aja com a cabeça e não tenha pressa. Sim, esperar por um backup é muito chato e ter que digitar uma senha muito longa toda vez que você para de usar o computador por um minuto é entediante. Mas pense naqueles segundos de pânico quando você pensou que o computador havia travado. Ou o tempo em que, de fato, ele fez. O que você faria para fazer um backup dos dados?

Aproveitando essas dicas e implementado em sua empresa, o seu negócio estará mais seguro e não terá com o que se preocupar.