Bahia lidera ranking de tremores de terra no Nordeste em abril

De acordo com o relatório do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN) divulgado na última terça-feira, dia 2 de maio, a Bahia liderou o ranking de tremores de terra no Nordeste em abril.

Segundo dados do estudo, aconteceram 16 tremores de terra na Bahia no último mês. A potência dos terremotos na região varia entre 1.3 mR a 2.5 mR.

Tremores de terra no Nordeste em Abril

Na última terça-feira, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN) divulgou um levantamento dos tremores de terra no Nordeste, em abril de 2023.

De acordo com o estudo, a Bahia é o estado que mais registrou tremores de terra em abril, foram registrados 16 terremotos com magnitudes entre 1.3 mR a 2.5 mR.

As cidade da Bahia que tiveram tremores de terra foram:

  • Aiquara, Ipiaú, Boa Nova, Lafaiete Coutinho, Macururé, Jequié, Itajuípe e Iramaia, com 1 tremor em abril;
  • São Miguel das Matas registrou dois tremores;
  • Jacobina e Jaguarari registraram três fenômenos cada uma.

O Labsis é a organização responsável por monitorar os tremores de terra do território nacional.

Em seguida da Bahia, o Ceará foi o estado que mais registrou tremores de terra no Nordeste; foram 11 eventos.

Tremores de terra em maio na Bahia

O primeiro tremor de terra de maio na Bahia aconteceu na última segunda-feira, Dia do Trabalhador (1). O evento foi registrado em Jacobina, por volta das 18h, com a magnitude preliminar de 1.5 mR.

Na última quarta-feira, dia 03 de maio, foi registrado outro tremor de terra na Bahia, dessa vez na cidade de Jaguarari. O fenômeno aconteceu às 3h10 do horário local e a magnitude foi calculada em 1.8 mR.

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte segue monitorando as atividades de tremores na Bahia e em toda a região do Nordeste. 

Imagem: Reprodução/LabSis Laboratório Sismológico