Turismo no Pará: confira os principais pontos turísticos do estado

A maior parte do território do estado do Pará é coberto pela Amazônia. Então, o turismo do estado tem total relação com as florestas amazônicas. Segundo a Organização dos Estados Americanos (OEA), 49% dos atrativos florestais estão em terras paraenses.

O Pará é o segundo maior estado do Brasil e o mais populoso na região Norte, possui mais de 7,5 milhões de habitantes distribuídos em suas 144 cidades. O clima do estado é equatorial, então, é marcado por grandes chuvas e temperaturas médias variando entre 24 e 26ºC.

O estado é marcado por suas belezas naturais, grandes rios e culinária típica, principais fatores que atraem turistas o ano todo para o Pará. Em 2019, as cidades paraenses registraram a marca de 1 milhão de visitantes, gerando renda de pelo menos R$ 720 milhões. Confira!

Turismo no Pará: o que fazer?

O Pará recebeu esse nome em homenagem ao Rio Pará, que em tupi-guarani tem o significado de “rio do tamanho do mar”. Isso se deve aos grandes rios que passam pelo estado.

O estado faz divisa com Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, além de fronteira com países da América do Sul como Guiana e Suriname.

Segundo o secretário de Estado de Turismo (Setur), André Dias, a cada ano que passa o estado está se consolidando como um destino turístico nacional e internacional. O governo estadual tem investido em eventos para apoiar e fortalecer o turismo no Pará.

Confira alguns dos principais pontos turísticos do Pará

  • Ilha de Marajó: é a maior ilha fluviomarinha do mundo e hoje é visitada em um bate e volta para os turistas do Pará. Ela é cercada por florestas que oferecem oportunidades para praticar esportes e visitar as fazendas de búfalos. Além disso, a região é composta por arquiteturas jesuítas portuguesas.
  • Alter do Chão: em 2009 essa praia foi eleita pelo The Guardian como a mais bonita do Brasil. Lá é possível conhecer o Rio Tapajós e diversos lagos rodeados por árvores milenares e animais.

Imagem: Reprodução / Wikipedia