Um guia dos pais para Minecraft

Minecraft é um jogo de computador em 3D onde os jogadores podem construir qualquer coisa. O jogo que foi descrito como um ‘Lego online’ envolve blocos de construção e criação de estruturas em diferentes ambientes e terrenos. Situado em um mundo virtual, o jogo envolve coleta de recursos, criação de itens, construção e combate.

É um dos jogos mais populares do mundo no momento e pode ser uma excelente maneira para as crianças aprenderem sobre criatividade e trabalharem juntas.

O Minecraft pode ser jogado em computadores, telefones, tablets e consoles. O jogo pode custar cerca de € 20,00, dependendo do dispositivo em que você o estiver usando.

Existe uma restrição de idade?

O Minecraft foi classificado como adequado para maiores de 7 a 13 anos, dependendo da versão do jogo que você está jogando. As crianças não precisam comprovar a idade quando se inscrevem. Se um usuário tiver menos de 13 anos e se inscrever com a idade correta, determinados recursos do jogo não poderão ser acessados, por exemplo, alterando configurações, fazendo compras, jogando Minecraft Realms ou conversando em pergaminhos.

Por que o Minecraft é tão popular entre as crianças?

O Minecraft é muito popular entre as crianças, principalmente entre 6 e 13 anos de idade. O que torna o jogo tão popular é que os jogadores podem criar qualquer coisa … das cidades às montanhas-russas e qualquer coisa entre elas, não há regras para o jogo e as possibilidades e infinitas.

O jogo também permite o modo multiplayer, uma função popular entre jogadores jovens, que gostam de brincar com seus amigos e se ajudarem a criar novas criações. Para a maioria das crianças, o apelo é a liberdade que o jogo oferece.

Existem benefícios em jogar Minecraft?

Há vários benefícios e habilidades que as crianças podem aprender e desenvolver jogando Minecraft. De fato, algumas escolas começaram a incorporá-lo na sala de aula. Então, quais são os benefícios?

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas
  • Melhora a alfabetização em informática, as crianças podem desenvolver e aprender habilidades básicas de programação e software.
  • Incentiva a criatividade e pode ajudar a desenvolver habilidades de design – os jogadores podem criar / criar qualquer coisa que possam imaginar
  • Melhore as habilidades de trabalho em equipe e incentive a colaboração
  • Melhorar as habilidades matemáticas, espaciais e analíticas

Existe algum risco?

Existem vários riscos em potencial com os quais os pais podem se preocupar. No entanto, muitos deles podem ser gerenciados com facilidade.

Modo Multijogador

O Minecraft tem opções para vários jogadores e um único jogador. Muitas crianças gostam de usar o modo multiplayer para brincar com seus amigos e brincar com pessoas de todo o mundo. Como na maioria dos jogos e aplicativos on-line, há riscos de encontrar palavrões, assédio, conteúdo inapropriado etc. Para ajudar a evitar isso, você pode definir jogos apenas para um jogador (isso pode ser feito nas configurações do jogo) ou desativar o opção de bate-papo no modo multiplayer. Clique aqui para obter detalhes sobre como desativar a configuração de bate-papo.

Violência

O Minecraft contém muito pouca violência, conteúdo gráfico ou inadequado, por exemplo, não há sangue no jogo. Os jogadores podem, no entanto, acertar ou matar animais ou outros no modo multiplayer, mas esse não é o foco principal do jogo e os gráficos são muito parecidos com desenhos animados.

Minecraft no YouTube

Muitas crianças assistem aos tutoriais do Minecraft no YouTube para obter ajuda, dicas e sugestões sobre o jogo. Alguns tutoriais do YouTube incluem linguagem inapropriada ou comentários inadequados. Para evitar que seu filho encontre isso, incentive-o a usar esses canais recomendados do YouTube para tutoriais do Minecraft.

Aqui está um bom lugar para começar:  commonsensemedia.org/blog/the-10-best-kid-friendly-minecraft-channels-on-youtube

Dicas adicionais para os pais

Pode ser útil definir prazos para quanto tempo de tela o seu filho é permitido.

Concorde com algumas regras básicas de jogo – por exemplo, decida se você se sente confortável com seu filho usando o modo multijogador ou conversando com outros jogadores online.