Universidade Estadual do Ceará é a melhor entre as instituições das regiões Norte e Nordeste

Um ranking divulgado pela Times Higher Education (THE) na última quinta-feira (1) colocou a Universidade Estadual do Ceará (Uece) em primeiro lugar entre as regiões Norte e Nordeste.

A instituição cearense ainda ficou posicionada entre as 5 melhores universidades do Brasil e entre as 200 do mundo inteiro.

Saiba mais informações a seguir.

Educação de qualidade no Nordeste

Universidades de todo o mundo foram avaliadas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses objetivos é o tema “Educação de Qualidade”.

Assim, os critérios utilizados são a contribuição das instituições de ensino para os primeiros anos do universitário e a aprendizagem ao longo da vida, a pesquisa pedagógica realizada pelas universidades e o compromisso com a educação inclusiva.

O destaque da Uece nesses quesitos se dá pela importância da instituição no estado, já que ela é, historicamente, uma das principais formadoras de professores no Ceará.

O ranking foi realizado após a avaliação de 1.591 universidades de 112 países, sendo 47 delas brasileiras. A Uece aparece entre as cinco melhores estaduais do país.

Além da “Educação de Qualidade”, outro tema avaliado através dos ODS é “Boa saúde e bem-estar”, sobre o apoio da universidade às profissões de saúde, às pesquisas sobre doenças e condições e a saúde dos seus estudantes e professores. A Uece aparece entre as 600 melhores instituições do mundo. Na região Norte e Nordeste do país, ela alcançou a 4ª colocação.

A mesma posição também foi alcançada no quesito ““Redução das Desigualdades”, estando também entre as quatro melhores colocadas do Norte e Nordeste do Brasil.

O professor Hidelbrando Soares, reitor da Uece, comemorou os bons resultados da universidade no ranking.

“A Uece tem uma sólida história de políticas inclusivas, o que faz, por exemplo, com que muitos dos nossos estudantes sejam os primeiros de suas famílias a ingressarem e permanecerem no ensino superior, além de concluí-lo com sucesso. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa comunidade.”, comentou.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Divulgação/Uece