Vale a pena conhecer! Museu de Pernambuco com entrada gratuita completa 17 anos de fundação

Neste mês de setembro, o Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro completou 17 anos de existência. O espaço segue sendo uma excelente oportunidade para conhecer melhor todos os solos do estado de Pernambuco. O museu tem cerca de 300 itens e a entrada dos visitantes é gratuita. Saiba mais detalhes a respeito do espaço.

Famoso museu pernambucano completou 17 anos neste mês de setembro

O Museu de Solos de Pernambuco, que homenageia o professor Mateus Rosas Ribeiro, foi fundado no dia 4 de setembro de 2006 e está integrado ao Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O espaço fica no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte da capital Recife.

Os visitantes poderão ter acesso, gratuitamente, a um conjunto de monólitos dos principais solos de Pernambuco e a 300 itens de rochas, minerais e fósseis. Além disso, terão contato com informações a respeito das características morfológicas, químicas, mineralógicas e físicas dos terrenos pernambucanos.

Ademais, será possível usufruir de um perfil que funciona como um banco de dados e pode ajudar em ações e pesquisas para a gestão agrícola e ambiental do estado de Pernambuco. Atualmente, o museu está recebendo incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Gilvanildo Ferreira, museólogo do Museu de Solos de Pernambuco, ressaltou que o espaço “tem alcançado êxito em um dos seus principais objetivos, que é o de aproximar os temas relacionados ao solo ao cotidiano dos públicos visitantes, por meio da difusão/popularização do conhecimento”.

Visitas ao museu

O horário de funcionamento do Museu de Solos de Pernambuco é sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a entrada é totalmente gratuita. Aqueles que estiverem interessados em realizar uma visita ao local deverão realizar um agendamento prévio por meio do endereço de e-mail: musspe@ufrpe.br.

Imagem: Divulgação/Museu de Solos de Pernambuco