Verão na Bahia: Saiba como deve ficar o clima da estação em Salvador

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o verão na Bahia deverá ser marcado pelo calor e pela falta de chuvas. A previsão é que as temperaturas sejam maiores do que a média para a estação em Salvador. Segundo especialista, o fenômeno El Niño seguirá atuando.

Saiba mais detalhes a respeito da previsão para o verão no estado e veja como ficarão as temperaturas nos próximos meses.

Verão baiano deve ser marcado por tempo seco e altas temperaturas

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a nova estação, que tem início no dia 22 de dezembro, será mais quente e seca do que o normal. O meteorologista e coordenador do centro, Marcelo Seluchi, afirma que os termômetros deverão superar a média histórica em Salvador.

“A previsão é de chuvas abaixo da média em dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto que as temperaturas ficarão acima da média. O El Niño é um fenômeno complexo e um dos sintomas mais claros é o aumento da temperatura no Oceano Pacífico. Ele deixa os continentes mais secos”, explica.

Nesse sentido, uma previsão realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos mostra que a temperatura na capital Salvador deve superar os 33 °C durante o verão. Sendo assim, será superior às média dos últimos meses de dezembro (30,6 °C), janeiro (31 °C), fevereiro (31,1 °C) e março (30,9 °C).

Aldírio Almeida, meteorologista do Instituto, prevê uma sensação térmica de 34 °C no verão da capital baiana, quando a umidade estiver alta. “Por conta da atuação do El Niño, devemos ter sequências de dias com pouca nebulosidade e máximas em torno de 33 °C, podendo até ultrapassar este valor”, explica.

Portanto, cabe ao morador do estado se preparar para o que está por vir, uma vez que as altas temperaturas continuarão nos próximos meses.

Imagem: Reprodução/Freepik