Vereador de Pernambuco se envolve em polêmica após fala racista

Na Câmara Municipal de Itambé, no Pernambuco, o vereador Ailton Faustino (União Brasil) se envolveu em uma polêmica ao relacionar a água do município, considerada por ele “barrenta e fedorenta”, a um parlamentar negro e ao rei Pelé.

Saiba mais detalhes a respeito do caso e veja o que disse o vereador, seu partido e a prefeitura sobre a fala.

Parlamentar pernambucano se envolve em polêmica depois de fala racista

Na ocasião, o vereador Faustino comparou a água do município com seu colega de câmara, José Carlos de Sousa do Nascimento (União Brasil), conhecido como Zé Carlos Guabiraba, e com o rei do futebol Pelé. O parlamentar afirmou que considera a água da cidade pernambucana “barrenta e fedorenta”.

“O que acontece hoje em Ibiranga, como vocês veem nas redes sociais, é aquela água barrenta e fedorenta […]. Outro dia, Zé Carlos, me lembrei até de você. Me perdoe eu não estou aqui querendo… Uma mãe pegou uma criancinha, botou para dar um banho e o menino saiu mais preto que Pelé”, disse.

Depois da fala polêmica, o vereador Nascimento chegou a afirmar que o colega estava sendo racista e infeliz, no entanto ressaltou que o perdoava.

Para a CNN, o vereador Faustino disse estar abalado com o que aconteceu na Câmara Municipal. “Estou extremamente abalado por ter proferido uma fala tão infeliz. Sou de família negra e negro também, o racismo não tem espaço em meu coração. Irei me retratar de maneira oficial sobre o ocorrido”, ressaltou.

Já o União Brasil, seu partido, afirmou em nota que repudia atos de racismo e que esse tipo de conduta não combina com a democracia e, por isso, não deveria ser aceito ou normalizado na sociedade. Pelas redes sociais, a Prefeitura de Itambé também ressaltou que repudia qualquer tipo de ato discriminatório.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Facebook