Vídeo de turistas no Ceará gera fake news sobre integrantes do Hamas no Brasil

Um novo vídeo está circulando nas redes sociais e mostra um grupo de homens em trajes tradicionais da religião muçulmana caminhando em um município no interior do estado do Ceará. A legenda afirma que terroristas do Hamas teriam chegado ao solo brasileiro.

Saiba mais informações.

Vídeo de supostos integrantes do Hamas no interior do Ceará trata-se de uma fake news

Nas imagens bastante compartilhadas estão os dizeres “REBELDES DO HAMAS JÁ ESTÃO NO BRAZIL. NAVIL ESTA ANCORADO NO CIARÁ CIDADE DE CRATEUS” (sic). No entanto, o vídeo é falso e não representa a chegada do grupo terrorista ao Brasil.

Na verdade, o registro de fato aconteceu, mas o vídeo apresenta preconceito ao relacionar turistas de passagem pelo estado do Ceará com terroristas do Hamas. A publicação afirma que o grupo teria chegado de navio em Cratéus, mas a cidade nem fica no litoral do estado.

De acordo com a prefeitura do município, o grupo de aproximadamente 10 turistas ficou hospedado na casa de uma moradora há cerca de uma semana, mas já não se encontra em Cratéus. Apesar disso, não há confirmação a respeito da origem desses estrangeiros.

Além disso, no vídeo também há fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, e até mesmo de Mohamad Sami El-Kadri, do Fórum Latino Palestino.

“Pelos comentários no vídeo, você vê o imenso preconceito que existe contra os muçulmanos. Esse vídeo nada mais é do que falsa propaganda querendo manchar a índole e a imagem dos muçulmanos, seja no Ceará, seja no Brasil, seja no mundo”, reforça o diretor do Centro Islâmico de Fortaleza, Yahya Simões.

Por fim, é válido pontuar ainda que, apesar de falso, o vídeo teve 118 mil visualizações no X (antigo Twitter) até o dia 18 de outubro.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik