Vine: o aplicativo de vídeo explicando

Existem literalmente milhares de aplicativos para celular populares entre os jovens por se comunicarem com seus amigos. Nos últimos anos, à medida que a tecnologia de smartphones melhorou, as mensagens de vídeo surgiram e o Vine, um aplicativo que permite aos usuários gravar e compartilhar vídeos de 7 segundos, é um dos mais populares, apesar de ter menos de dois anos de idade.

Atualização: Vine não está mais disponível. O aplicativo mais próximo ao Vine agora é o Tik Tok .

O que é o Vine?

O Vine é um aplicativo – de propriedade do Twitter – que pode ser baixado gratuitamente na Apple App Store, na Windows Phone Store ou na plataforma Android, Google Play. Após o download, os usuários podem fazer login usando suas credenciais do Twitter (ou usando o email). O aplicativo permite que os usuários gravem vídeos de até sete segundos.

Ele permite que os usuários editem em um formato ao vivo, exigindo que os usuários toquem na tela para gravar e solte para interromper a gravação. O aplicativo também captura som. Depois de gravados, os usuários podem compartilhar o vídeo que gravaram através da rede social Vine ou via Twitter ou Facebook.

Benefícios

Vale ressaltar que o aplicativo foi usado por muitos, incluindo jornalistas e anunciantes, para documentar situações da vida real. Diariamente, o Vine é usado para gravar vários eventos ao vivo, por exemplo, foi usado por manifestantes e jornalistas durante a revolta ucraniana. Na verdade, para os jovens, permite que eles se expressem usando a tecnologia moderna.

E, como é gratuito para baixar e usar, o aplicativo é uma ferramenta inovadora e fantástica para jovens mentes inovadoras. Aqui a  Edutopia descreve alguns ótimos exemplos de como o aplicativo pode ser usado na sala de aula

Os riscos

No entanto, muitos meios de comunicação relataram que o aplicativo foi usado no passado para gravar e publicar material pornográfico e outras imagens de abuso. Embora existam limites de idade de uso igual ou superior a 17 anos, como em muitas redes sociais on-line, isso é praticamente impossível de policiar. 

De fato,  o site tem uma lista completa de suas regras listadas on-line , incluindo proibições contra representação, violência e ameaças e conteúdo inapropriado. No ano passado, muitos sites de redes sociais, como o Vine, foram forçados a aumentar suas regras de idade mínima de 12 para 17, como resultado da disseminação de conteúdo inapropriado. Embora o conteúdo somente para adultos seja frequente, uma vez usado de maneira segura, ele pode ser evitado.

Conclusão

No geral, achamos que o aplicativo é uma ótima ferramenta que os jovens podem usar de maneira segura e original. Certamente, para aqueles que desejam dar o primeiro passo na produção de vídeo, o Vine fornece ferramentas gratuitas e fáceis de usar que permitirão que os jovens sejam criativos.

E é disso que se trata a internet: dar a todos o espaço para serem eles mesmos de uma maneira criativa e inovadora. Certamente. Gostar.