Pernambuco foi o estado brasileiro que mais demitiu em março
Em março de 2023, mais de 89.703 funcionários foram demitidos no Brasil, o que representa uma alta de 15% em relação a fevereiro do mesmo ano. Entre os principais motivos das demissões estão as condições econômicas e de mercado.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) do Ministério do Trabalho, Pernambuco foi o estado brasileiro que mais demitiu em março de 2023.
Ao todo foram 5.266 vagas de emprego com carteira assinada desocupadas.
5.266 pessoas foram demitidas em Pernambuco em março
Um levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) do Ministério do Trabalho, o Pernambuco foi o estado brasileiro que mais demitiu em março de 2023, totalizando 5.266 demissões. Ao todo o Brasil teve 89.703 desligamentos.
No país o mês de março registrou a criação de 195.171 vagas de emprego. Em Pernambuco foram 2.359 novos empregos formais firmados segundo a Caged.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em fevereiro de 2023, relata que Pernambuco encerrou 2022 com a menor taxa de desemprego dos últimos sete anos.
No entanto, a partir de dados do IBGE, o estado seguiu com a segunda pior posição do Brasil, ficando atrás apenas da Bahia.
Crescimento da taxa de desemprego no início de 2023
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego subiu 8,8% no primeiro semestre de 2023 no país. Os dados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada nesta segunda-feira, dia 24 de abril.
Ao todo no Brasil são 9,4 milhões de pessoas desocupadas (desempregadas). Em comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo é de 21,1%, uma vez que no ano passado havia 11,9 milhões de desempregados no país.
O IBGE também apontou que o número de pessoas com carteira assinada no Brasil é de 36,7 milhões e 38,1 milhões de empregados informais.
Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil