Saneamento de Pernambuco pode passar por grande mudança

Com o objetivo de universalizar o acesso da população ao saneamento de Pernambuco até 2033, o governo estadual está iniciando os processos para ampliar a rede.

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) juntamente com o Governo de Pernambuco assinaram nesta última quarta-feira, dia 3 de maio, o contrato para planejamento da estruturação dos projetos de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Confira!

Universalização do saneamento de Pernambuco vai beneficiar mais de 7 milhões de pessoas

Nesta quarta-feira, dia 3, foi assinado o contrato para planejamento de ações para universalização do saneamento de Pernambuco. Com a iniciativa do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o governo estadual, mais de 7 milhões de pessoas serão beneficiadas.

O objetivo é entregar o acesso ao abastecimento de água e esgotamento sanitário para toda a população pernambucana até 2033, sendo um marco legal do saneamento do estado.

O projeto será feito com urgência para universalização dos serviços no menor tempo possível para mais municípios e pessoas de Pernambuco.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Sobre o Saneamento (SNIS, 2021), apenas 30,8% da população pernambucana tem acesso à coleta de esgoto e 83,56% tem acesso à água tratada.

O BNDES trabalhará em parceria com consultores especializados no assunto para orientar sobre a execução dos serviços e quais as medidas necessárias para colocar o plano em ação.

Antes de mais nada, será realizado um estudo em 185 cidades de Pernambuco para levantar dados da situação do saneamento básico no estado.

Após isso, serão apontadas propostas de ações para implementação dos serviços nos municípios pernambucanos, que serão analisadas pelo governo estadual juntamente com as prefeituras das cidades.

A Lei Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovada em 2020 e garante a universalização do saneamento básico em todo o Brasil. O objetivo é que 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e tratamento de esgoto até o fim de 2033. 

Imagem: dragana_gordic / freepik.com