Quer se casar? Descubra por que Santo Antônio é tão importante nas festas juninas do Ceará
A tradição das festas juninas do Ceará é acompanhada da figura de Santo Antônio. Ele é conhecido como casamenteiro porque o frade defendia mulheres aflitas.
Sua data é celebrada no dia 13 de junho por seus devotos e ele também é lembrado como aquele que socorre pessoas que buscam auxílio com as finanças e a alimentação.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
A importância de Santo Antônio no Ceará
Diversos eventos ocorrem nas cidades cearenses para celebrar a tradição de Santo Antônio. Uma delas acontece em Barbalha, no interior do estado.
Durante os festejos em celebração ao padroeiro, multidões vão às ruas seguindo um pedaço de tronco de árvore para simular o mastro da bandeira de Santo Antônio. Essas pessoas buscam o milagre do casamenteiro no período conhecido como Festa do Pau da Bandeira.
Outro evento importante na cidade é a Noite das Solteironas, que une as interessadas em simpatias casamenteiras. Elas recebem o “kit milagre” com a receita para o preparo do chá casamenteiro, além da medalha de Santo Antônio, uma fita com os dizeres “Santo Antônio, tende piedade de nós, as solteironas” juntamente com a oração para arranjar um casamento.
Os festejos a Santo Antônio são realizados em trezena, do dia 1º ao dia 13 de junho. O dia 13 marca a sua morte, em 1231, e sua canonização, que ocorreu em menos de um ano após seu falecimento. O Ceará é um dos estados mais devotos a ele devido à introdução do catolicismo pelos colonizadores portugueses.
Nesse período, as ruas de várias cidades são tomadas por procissões e quermesses que celebram a sua imagem e a sua importância para a população cearense.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Reprodução/Arquivo SVM