Mais de 160 mil pernambucanos podem perder benefício do CadÚnico

A Neoenergia Pernambuco está fazendo um alerta importante para os pernambucanos que possuem o Cadastro Único (CadÚnico) desatualizado. Segundo a empresa, cerca de 161 mil pessoas correm o risco de perder o benefício da tarifa social na conta de energia elétrica.

Conforme as orientações do governo federal e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os clientes da distribuidora que não atualizarem o cadastro serão excluídos e deixarão de receber o benefício. Essa exclusão acarreta na perda automática do desconto de até 65% na fatura de energia elétrica.

Sobre o CadÚnico e a Tarifa Social

A Tarifa Social é um benefício estabelecido pelo governo federal e destinado às famílias de baixa renda. Essa iniciativa proporciona descontos de até 65% na conta de energia elétrica, de acordo com o consumo da família, sendo que, para indígenas e quilombolas, o desconto pode chegar a 100%.

Podem participar do programa as famílias que se enquadrem nos critérios de baixa renda, com uma renda média de até meio salário mínimo, e que tenham o cadastro social atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos.

É necessário possuir o Número de Identificação Social (NIS), independentemente de receber ou não o benefício do Bolsa Família. Além disso, famílias com membros que sejam beneficiários do BPC/LOAS também têm direito à Tarifa Social, utilizando o Número do Benefício (NB).

Cadastro e renovação

Para aqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB) do BPC/LOAS e ainda não têm acesso ao benefício, existem várias opções disponíveis para se inscrever. É possível realizar a inscrição por meio do WhatsApp da Neoenergia (81 3217-6990), do site oficial da empresa ou em um dos pontos de atendimento distribuídos por Pernambuco.

No caso das famílias de baixa renda que não possuem o NIS, é necessário se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade onde residem para solicitar o documento. Com o número em mãos, o cliente pode então solicitar o benefício da TSEE à concessionária.

Para garantir a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e receber o desconto na fatura, os consumidores devem procurar o CRAS do município onde residem. É fundamental que os consumidores estejam atentos a esses procedimentos para garantir o acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Imagem: Reprodução/Gov.br